Os 7 Melhores Microfones para Streaming [Atualizado 2024]

Se você está em busca dos melhores microfones para stream, chegou ao lugar certo! Afinal, sabemos que não é fácil encontrar o modelo ideal em meio a tantas opções no mercado.

Por isso, preparamos uma lista com os 7 melhores microfones para stream, para te ajudar na sua escolha.

Neste conteúdo completo, você terá uma descrição detalhada de cada modelo, além dos prós e contras de cada um e uma série de dicas ao final, para te ajudar a fazer a melhor escolha possível. Confira todos os detalhes a seguir!

Melhor Microfone para Streaming
Shure SM7B

Prós 
✅ Excelente qualidade de captação;
✅ Modelo versátil;
✅ Material resistente;
✅ Recursos adicionais interessantes;
✅ Também pode ser utilizado para apresentação ao vivo.

Contras
🚫 Modelo bem mais caro;

O Shure SM7B é um microfone versátil e potente. Ele é um dos melhores microfones para stream. Se você busca um resultado de áudio de excelência profissional em diversos tipos de gravações e pode investir um pouco mais, ele é o modelo ideal para você.

Ele tem uma construção bastante robusta e resistente. O modelo vem com duas chaves de controle na parte inferior, uma para atenuação dos graves e outra de ênfase nos médios. Isso o torna super versátil e permite gravar não apenas a voz, mas também instrumentos e até bumbos de bateria.

É um microfone dinâmico cardioide, ou seja, abafa bem os ruídos externos e foca a captação na parte frontal do microfone. Ele vem com um suporte bastante versátil, que permite fixar o microfone em diversas posições diferentes. É ideal para ambientes que tenham ruído externo, estúdios e até apresentações ao vivo.

Um ponto importante a se atentar sobre este microfone é que há muitos modelos falsos sendo vendidos como originais. A diferença de qualidade entre ambos é gritante. Portanto, fique atento na hora de comprar.

Segunda Melhor Escolha
Microfone HyperX QuadCast

Prós 
✅ Design super moderno;
✅ Excelente qualidade de captação de som;
✅ 4 padrões de captação;
✅ Diversos recursos integrados;
✅ Suporte antivibração e antichoque.

Contras
🚫 Capta muito os ruídos externos com a captação bidirecional ou omnidirecional.

O Hyper X QuadCast é um modelo de microfone completo, com um design muito bonito e tecnológico. Se você busca um design diferente para compor seu setup, sem perder em qualidade de som, este é o modelo ideal, sendo um dos melhores microfones para stream.

Como o próprio nome sugere, o QuandCast tem 4 opções diferentes de padrões polares: estéreo, omnidirecional, cardioide e bidirecional. Isso torna o modelo bastante versátil, de modo que você pode mudar totalmente a configuração do microfone conforme suas necessidades de gravação, apenas girando o botão entre as opções.

Ele vem com um suporte moderno, que é antivibração e antichoque, além de um botão de mudo no topo do microfone e luzes de led em toda a extensão da cápsula externa, que você pode configurar de diversas formas e cores. Ele já vem com um pop filter integrado na parte interna da cápsula, um recurso muito legal.

O Hyper X QuadCast já vem com um adaptador para ser utilizado em braços articulados e tem um controle de ganho discreto e funcional, que fica na parte inferior do microfone. O conector é do tipo micro USB e ele também tem entrada para fone de ouvido.

Um ponto negativo sobre este modelo é que ele capta bastante os ruídos externos nas opções de captação bidirecional, estéreo e omnidirecional se o ambiente não for muito silencioso e se o microfone não estiver configurado corretamente.

Conheça também qual é o melhor microfone para podcast do mercado.

Melhor em Custo-benefício
Microfone GXT 232 Mantis

Prós 
✅ Já vem com tripé, cabo USB e pop filter;
✅ Sistema antivibrações no suporte;
✅ Boa captação de som;
✅ Ótimo custo-benefício;
✅ Compatibilidade com vários dispositivos.

Contras
🚫 Captação de áudio um pouco baixa.

Se você busca por um modelo de microfone super barato e que tenha um bom custo-benefício, o GXT 232 Mantis pode ser um dos melhores microfones para stream.

Afinal, é o modelo mais barato desta lista, mas não deixa muito a desejar no quesito qualidade de captação de áudio.

É um modelo condensador omnidirecional, ou seja, ele transforma as vibrações sonoras em sinais digitais e capta o som em 360º, não apenas de forma direcionada como o FIFINE K678, que é cardioide.

Ele já vem com um tripé de mesa, um cabo USB e um pop filter. O material é bem mais simples do que o FIFINE K678, mas o design é bem interessante. Além disso, ele tem um sistema antivibrações no tripé, que é bem funcional.

Ele não tem botões de controle em seu corpo, e a captação de som é bastante limpa em ambientes sem ruído, porém, um pouco baixa. É preciso ajustar o volume de forma que ele não fique muito baixo nem muito alto, com o áudio estourado.

Ele é compatível com notebook, PC, PS4, PS5, Windows, Chrome OS e Mac OS.

Microfone FIFINE K678

Prós 
✅ Botões controle integrados;
✅ Botão de mudo muito prático;
✅ Boa qualidade de captação de som;
✅ Material resistente;
✅ Vem com suporte de mesa.

Contras
🚫 Não abafa tanto os ruídos do ambiente.

O próprio Slogan da Fifine para este microfone é: “O concorrente fatal do Blue Yeti, por um preço MUITO menor!”. Essa é a grande promessa do K678. Mas será que ele cumpre o que promete?

A resposta é: sim! Se você busca por um dos melhores microfones para stream, o K678 é uma ótima opção. Afinal, é um microfone com uma ótima qualidade de captação de som, por um preço bastante acessível.

O FIFINE K678 é um microfone condensador cardioide, ou seja, ele transforma as vibrações sonoras em sinais digitais e capta o som de forma direcionada na parte frontal do microfone.

Ele tem uma construção bastante robusta, em metal fosco. Ele já vem com um suporte de mesa, entrada Mini USB para conectá-lo e entrada de fone de ouvido para monitoramento.

Além disso, ele tem três botões de controle em seu corpo. Um botão traseiro de mudo e dois botões giratórios na frente, para controlar o volume e o ganho do áudio. Ele capta melhor o som na parte superior. O som é bastante limpo e oferece um timbre suave, o que resulta em um áudio de ótima qualidade.

Um ponto negativo é que ele capta os ruídos em ambientes barulhentos. No entanto, realizar configurações mais detalhadas e preparar o ambiente de gravação também pode ajudar a minimizar os ruídos captados.

Portanto, em geral, o FIFINE K678 é um microfone de qualidade e com um ótimo custo-benefício.

Blue Yeticaster

Prós 
✅ Design elegante e robusto;
✅ Vem com suporte articulado;
✅ Vem com suporte antivibração e antichoque;
✅ Ótima captação de áudio;
✅ Material resistente.

Contras
🚫 Suporte articulado pouco firme em relação ao peso do microfone.

O Blue Yeticaster é o concorrente direto do FIFINE K678, como citamos anteriormente, lembra? Pois é! Agora vamos conhecer quais são suas características e se vale mesmo a pena pagar mais caro nele ou optar pelo concorrente, que é bem mais barato.

O Blue Yeticaster é bastante versátil, conta com 4 padrões de captação: cardioide, omnidirecional, bidirecional e estéreo (entenda melhor as diferenças entre cada um desses padrões no subtítulo “padrões de captura” ao final do texto). Ele é compatível com PC e Mac.

Isso permite que você o utilize de várias formas diferentes e, ainda sim, realize gravações com qualidade. Ele oferece uma excelente captação de som. Por isso, ele está na lista dos melhores microfones para stream.

O Blue Yeticaster já vem com um braço articulado giratório super bem construído em material resistente e um suporte elástico que minimiza a interferência de vibrações e choques. Ele também tem o botão de mudo, conector mini USB e entrada para fones de ouvido.

Um ponto negativo é a baixa qualidade do braço articulado, que, em alguns momentos, se move sozinho com o peso do microfone.

HyperX Solocast

Prós 
✅ Design compacto e minimalista;
✅ Compatibilidade com diversos aparelhos e sistemas;
✅ Boa captação de som;
✅ Ótimo custo-benefício;
✅ Vem com cabo e suporte flexível e ajustável.

Contras
🚫 Capta muito os ruídos do ambiente;
🚫 Não tem botões integrados para controle de volume.

Diferentemente do HyperX QuandCast, o Solocast conta com apenas uma opção de captação de som e tem um design bem mais simples. No entanto, custa bem menos que o modelo mais sofisticado da marca e também é digno de estar entre os melhores microfones para stream.

Ele tem um design bastante compacto, com um botão de mudo na parte superior, que é bem prático. Vem com um suporte flexível e ajustável, além de uma entrada adaptada para ser utilizado com pedestais e suportes articulados.

O HyperX Solocast oferece uma boa qualidade de captação de som e é compatível com notebooks, PC, PS4 e PS5, além de ter compatibilidade com Windows e Mac OS.

Dependendo do ambiente e das configurações, este modelo pode captar bastante os ruídos externos e barulhos do ambiente.

Analisamos para você o melhor microfone para canto no nosso site.

Microfone Blue Snowball iCE

Prós 
✅ Design bastante interessante;
✅ Modelo compacto;
✅ Boa captação de som;
✅ Bom custo-benefício;
✅ Facilidade de conexão e configuração.

Contras
🚫 Não tem botões para regulagem de volume.

O design do Blue Snowball ICE é totalmente diferente da maioria dos modelos de microfones para Streaming do mercado. Com um formato circular (em forma de boa mesmo), ele chama bastante atenção e é um modelo com ótimo custo-benefício.

Ele tem um padrão de captação cardioide e uma cápsula condensadora potente, que oferecem áudios de ótima qualidade e nitidez. Ele também vem com um suporte de mesa ajustável, que é bastante prático. O modelo é compatível com Notebooks, PC e Mac.

Diferentemente de outros modelos, ele não possui botões para tornar a regulagem de volume e ganho mais prática.

Como Escolher o Melhor Microfone para Streaming

Antes de escolher entre os melhores microfones para streaming, é preciso saber para que e como você o utilizará.

Se o seu intuito é utilizar o microfone para um podcast com convidados e quer utilizar apenas um microfone, precisará de um modelo que capte o som dos dois lados ou, caso haja mais de um convidado, de todos os lados.

Agora, se você utilizará o microfone apenas para streaming de jogos, é mais interessante um modelo com foco unidirecional e com algum sistema antivibração, para minimizar os sons do teclado do PC, por exemplo.

Deu para entender por que ter clareza da sua finalidade de uso faz toda a diferença ao analisar um microfone e comparar os modelos, não é mesmo?

Agora, vamos a alguns aspectos importantes de analisar ao escolher entre os melhores microfones para streaming. Veja a seguir.

Tipos

O tipo de microfone interfere diretamente na qualidade do som em relação ao ambiente. Quando se fala em streaming, você pode encontrar tanto os tipos dinâmicos quanto os tipos condensadores.

Os microfones dinâmicos são menos sensíveis e captam muito mais o som direcionado a ele e isola bem os sons do ambiente. Esse tipo de microfone é ideal para ambientes com muito ruído ou para vlogs em ambiente aberto, por exemplo.

Já os microfones condensadores são mais sensíveis e captam os sons com mais riqueza de detalhes. No entanto, também captam mais os ruídos externos, por isso, são recomendados para ambientes internos, com ruídos controlados ou estúdios.

Os condensadores são os modelos mais utilizados para streaming, tanto pela qualidade de som quanto pela facilidade de conexão diretamente com o computador via USB, que a maioria dos modelos oferece.

Padrões de captura

Em geral, há quatro padrões de captura mais comuns e a maioria dos modelos oferece apenas um desses padrões. No entanto, existem modelos que oferecem dois ou até quatro tipos de captação diferentes, como o Hyper X QuadCast e o Blue Yeticaster.

Entenda melhor cada um desses padrões:

  • cardioide: é o tipo de captação unidirecional, ou seja, capta apenas os sons na parte da frente do microfone. É bastante recomendado para streamings feitos individualmente.
  • bidirecional: é o tipo de captação dupla. Ou seja, o microfone capta sons tanto na parte da frente quanto na de trás do aparelho. É ideal para podcasts em dupla, por exemplo.
  • omnidirecional: é o tipo de captação em 360º. Ou seja, o microfone capta os sons de todos os lados de sua cápsula. É ideal para captar sons da natureza ou para podcasts em grupo, por exemplo.
  • estéreo: é o tipo de captação que permite uma distinção de som entre os lados direito e esquerdo do fone em um áudio, bastante utilizados para ASMR e aqueles famosos áudios 3D e 8D.

Cada padrão de captação é mais adequado para certo tipo de gravação. Por isso, é importante ter clareza de como você precisará utilizar o microfone, para realmente escolher o modelo ideal dentre os melhores microfones para streaming do mercado.

Conexão

A maioria dos microfones vendidos para streaming são do tipo condensador e com conexão USB, por serem bastante práticos. No entanto, há também a conexão por cabo XLR.

Os modelos com conexão USB não necessitam de nenhum outro aparelho ou energia para funcionar. Basta conectá-lo a um computador e pronto!

Já os modelos com conexão XLR necessitam de um intermediador com a função phantom power, que pode ser uma mini-interface de áudio, por exemplo.

Por isso, apesar desse modelo oferecer uma qualidade de som mais profissional, não é tão prático e exige um equipamento adicional para funcionar.

Acessórios

Os melhores microfones para streaming sempre vêm acompanhados de alguns acessórios essenciais que fazem toda a diferença no momento de usar o microfone. Alguns dos principais acessórios são os suportes de mesa, braços articulados, pop filters, cabos e adaptadores.

Os suportes de mesa são bastante práticos e os modelos que já vêm com sistema antivibração são os melhores para quem trabalha com streamings do tipo videoaula ou games no PC, pois os sons com teclado e mouse não afetam tanto o áudio do microfone.

Os braços articulados tornam a mobilidade do microfone muito maior. Isso permite que você utilize o microfone em diversas posições, alterando o setup da maneira que preferir. Por isso, mesmo que o microfone não venha com este acessório, certifique-se de que ele venha com um adaptador para esse tipo de fixação.

Falando em mobilidade, sempre verifique o tamanho do cabo que vem junto com seu microfone. Para uma maior mobilidade, os cabos a partir de 1,5m são os melhores.

Outro acessório muito importante é o pop filter. Ele ajuda a diminuir a estridência de sons como “P” e “B”  e isso faz total diferença na qualidade do áudio. Alguns modelos já vêm com esse acessório embutido na própria cápsula, o que também é bem interessante.

Compatibilidade com Diferentes Sistemas

A compatibilidade com diferentes sistemas também é um ponto muito importante ao escolher entre os melhores microfones para streaming.

Afinal, há modelos que não têm compatibilidade com o Mac OS, o sistema operacional da Apple, por exemplo. E se você tem um computador Apple, não conseguirá utilizar esse tipo de microfone.

Por isso, sempre verifique essa informação e opte por modelos que ofereçam compatibilidade com vários sistemas e até consoles como PS4 e PS5. Dessa forma, você se certifica de adquirir um modelo bastante versátil nesse quesito também.

Recursos extras

É muito importante avaliar os recursos extras que os melhores microfones para streaming oferecem. Eles fazem toda a diferença na hora de utilizar o microfone no dia a dia.

É fácil encontrar modelos que oferecem botões de regulagem de som e de ganho no próprio corpo do microfone. Isso é extremamente útil e torna a regulagem do som muito mais prática.

Outro recurso funcional e interessante é o botão de mudo. Alguns modelos, como o Hyper X QuadCast, vêm até com sensor de Led, que ajuda a identificar se o microfone está no mudo ou não. Isso é muito útil, por exemplo, nos momentos em que há interrupções inesperadas e você precisa colocar o microfone no mudo de forma rápida.

O recurso de alternar entre os padrões de captação apenas mudando uma chavinha no microfone, como é o caso do Hyper X QuadCast e do Blue Yeticaster, também é muito interessante e prático.

Já escolhemos para você o melhor microfone de todos os tempos.

Perguntas Frequentes

Qual é o microfone que os YouTubers usam?

Os Youtubers, em geral, precisam de uma boa mobilidade e praticidade para compor seus set ups de gravação.

Por isso, a maioria utiliza modelos condensadores com conexão USB, como o FIFINE K678, e com padrões de captação que variam conforme o formato dos vídeos. Eles podem ser cardióides, bidirecionais ou omnidirecionais.

Qual microfone deixa a voz mais bonita?

A verdade é que nenhum microfone faz milagres! No entanto, utilizar um modelo que tenha uma boa qualidade de captação como o FIFINE K678 e melhorar o áudio em softwares de edição podem garantir que sua voz fique mais bonita nos áudios.

Qual o melhor microfone para Youtuber?

O melhor microfone para Youtuber é aquele que permite maior mobilidade e praticidade, como os modelos condensadores com conexão USB. Além disso, o microfone precisa atender ao formato de vídeo do canal, seja ele podcast em grupo, gameplay, canal de vlogs, etc.

Qual o valor de um microfone Shure?

O valor de um microfone Shure varia conforme o modelo e finalidade do aparelho. É possível encontrar modelos a partir de aproximadamente R$900,00 até modelos bem mais caros como o SM7B.

Como saber se o microfone é de boa qualidade?

Para saber se o microfone é de boa qualidade é preciso se atentar a alguns detalhes como a marca, a capacidade de captação de som e o material com o qual ele é fabricado.

Conclusão: O Melhor Microfone para Stream

Se você chegou até aqui, já viu que escolher um modelo entre os melhores microfones para stream não é uma tarefa tão simples, não é mesmo?

Seguindo nossas avaliações dos modelos e tendo clareza de qual formato de áudio você precisa que o microfone capte, você encontrará, sem dúvidas, o modelo ideal para você.

Deixe um comentário