9 Melhores Microfones para Cantar em 2023

Se você está em busca dos melhores microfones para cantar, chegou ao lugar certo! É comum ficar perdido em meio a tantos modelos diferentes e as especificações de cada modelo, que nem sempre são muito claras.

Por isso, preparamos este conteúdo completo para ajudar você a encontrar o modelo ideal. Neste conteúdo, você irá encontrar uma lista com os 9 melhores microfones para cantar em 2023, com as características principais de cada modelo, os prós e contras e várias dicas ao final, para te ajudar a escolher o modelo ideal para você. Confira a seguir.

Melhor Microfone para Cantar
Microfone Shure SM58

Prós 
✅ Excelente captação de voz;
✅ Ótima performance em ambientes abertos;
✅ Ótima performance em estúdios;
✅ Super-resistente;
✅ Bastante versátil.

Contras
🚫 Valor de mercado mais alto comparado a outros modelos.

A Shure é uma marca renomada na fabricação de microfones de excelente qualidade e o SM58 é um modelo bastante popular entre os artistas. Ele é bastante utilizado também em igrejas, eventos, palestras, televisão, rádio, etc.

O modelo foi projetado para captar vozes com precisão e tem uma ótima performance tanto nas gravações em estúdios quanto em apresentações ao vivo. Por isso, ele é um dos melhores microfones para cantar nas mais diversas ocasiões.

Ele é um microfone dinâmico com padrão de captação cardioide e suporta níveis altos de pressão sonora. Por ter padrão cardióide, ele capta apenas os sons projetados diretamente à frente de sua cápsula e rejeita todos os sons ao redor.

Por isso, capta os sons das vozes de forma bastante limpa e em excelente qualidade também em ambientes abertos e com barulho, como shows ao vivo. No entanto, para entregar tanta qualidade, ele pode ser mais caro que outros modelos.

Conheça os melhores microfones custo-benefício de todos os tempos.

Melhor em Custo-benefício
Microfone MAONO AU-A04

Prós 
✅ Ótima qualidade de captação de som;
✅ Tecnologia anti-interferência eletromagnética;
✅ Ótima performance em estúdios e ambientes silenciosos;
✅ Facilidade de conexão e configuração;
✅ Compatibilidade com diversos dispositivos.

Contras
🚫 Não é indicado para apresentações ao vivo.

O MAONO AU-A04 é um modelo que oferece uma qualidade de captação bastante profissional. Ele é do tipo condensador cardioide. Isso quer dizer que ele capta bem as nuances da voz e proporciona sons mais realistas, limpos e detalhados.

Por isso, pode ser considerado um dos melhores microfones para cantar. No entanto, como ele tem uma captação bastante sensível, é mais indicado para locais silenciosos, gravações em home studio ou estúdios profissionais.

Ele tem um sistema anti-interferência eletromagnética, que ajuda muito em ambientes onde há várias caixas de som e outros instrumentos ligados a amplificadores. Além disso, é super simples de conectar e utilizar, se conecta via USB e é compatível com diversos sistemas e dispositivos (inclusive dispositivos móveis).

Segunda Melhor escolha
Microfone Shure BETA 57A

Prós 
✅ Excelente qualidade de captação para voz;
✅ Excelente qualidade de captação para instrumentos;
✅ Ótima performance em ambientes abertos;
✅ Ótima performance em ambientes silenciosos;
✅ Tecnologia de shock mount pneumático.

Contras
🚫 Mais caro, comparado a outros modelos.

O BETA 57A é mais um dos microfones de alta qualidade da Shure. Se você busca por um microfone profissional com alta versatilidade para apresentações ao vivo e gravações em estúdios, este pode ser o microfone ideal.

Ele é um microfone dinâmico supercardioide de alto ganho, projetado para uso profissional. Ele tem uma capacidade de captação excelente, não apenas para voz, mas também para instrumentos acústicos e elétricos.

Além disso, ele conta com um sistema de Shock mount pneumático, que minimiza a captação de vibrações e ruídos de manuseio, por exemplo. Isso faz muita diferença para performances ao vivo, em que se movimenta muito o microfone nos momentos de empolgação.

No entanto, para entregar tanta qualidade, versatilidade e tecnologia, ele também é um modelo mais caro, comparado a outros no mercado.

Listamos e escolhemos também o melhor microfone para podcast no nosso site.

Microfone USB K678 FIFINE

Prós 
✅ Ótima qualidade de captação;
✅ Destaca bem as nuances vocais;
✅ Ótima performance em ambientes silenciosos;
✅ Facilidade de conexão e configuração;
✅ Compatibilidade com diversos dispositivos.

Contras
🚫 Não é indicado para apresentações ao vivo.

O FIFINE K678 foi projetado pela marca para ser o concorrente direto do Blue Yeti e promete oferecer a mesma qualidade a um preço muito menor. Inclusive, este é o slogan da marca para o modelo. De fato, o K678 cumpre bem o que promete.

O K678 é um modelo condensador cardioide. Ou seja, ele capta bem as nuances vocais, oferece um som bastante limpo e com timbre suave, mas, por ter uma captação mais sensível, não abafa tanto os ruídos externos.

Por isso, ele pode ser um dos melhores microfones para cantar, se você deseja gravar a voz em home studios, em locais silenciosos ou em estúdios profissionais. Mas ele não tem uma boa performance em apresentações ao vivo, por exemplo.

Ele se conecta via USB e tem alguns botões de controle integrados, o que o torna bem fácil de utilizar e conectar a outros dispositivos. Além disso, ele é compatível com diversos dispositivos e sistemas.

Microfone ZealSound K66

Prós 
✅ Ótimo custo-benefício;
✅ Boa qualidade de captação;
✅ Boa performance em locais silenciosos;
✅ Facilidade de conexão e configuração;
✅ Compatibilidade com diversos dispositivos;

Contras
🚫 Não é indicado para apresentações ao vivo.

O  ZealSound K66 é um dos melhores microfones para cantar. É um modelo barato e com uma boa qualidade de captação de voz. Sem dúvida, ele tem um ótimo custo-benefício.

Ele é um modelo condensador com captação cardioide de ótima qualidade. Capta bem as nuances vocais e vem com diversos botões integrados, que facilitam muito a regulagem no momento da utilização.

Além disso, ele se conecta via USB e é compatível com diversos dispositivos e sistemas. Ele já vem, inclusive, com dois adaptadores para se conectar com celulares Android e IOS.

Ou seja, é um modelo muito versátil, que oferece uma boa qualidade para gravações em locais silenciosos. No entanto, por ter uma cápsula condensadora, também não é muito indicado para shows ao vivo e gravações em locais abertos.

Leia também nosso artigo com o melhor microfone karaoke bluetooth de todos os tempos.

Microfone FIFINE K6

Prós 
✅ Boa captação de voz;
✅ Anula bem os ruídos externos;
✅ Sons nítidos, independente do timbre de voz;
✅ Boa performance em ambientes barulhentos;
✅ Facilidade de conexão e configuração.

Contras
🚫 Não é indicado para shows ou gravações profissionais.

Se você está em busca de um microfone para karaokê, o Fifine K6 pode ser um dos melhores microfones para cantar. Afinal, ele é projetado para essa finalidade e tem um ótimo custo-benefício.

É um microfone do tipo dinâmico com captação cardioide. Ou seja, ele capta bem a voz direcionada para sua cápsula e anula bem os ruídos externos. Sua captação proporciona sons bastante nítidos independente do timbre de voz.

Por isso, ele também pode ser utilizado para ambientes abertos e barulhentos como festas, para aumentar ainda mais sua diversão ao cantar no karaokê. Ele se conecta via cabo P10, que é a conexão padrão em caixas de som e aparelhos de karaokê. Basta plugar e começar a cantar.

Microfone FIFINE A8

Prós 
✅ Ótima qualidade de captação;
✅ Design moderno;
✅ Facilidade de conexão;
✅ Facilidade de configuração;
✅ Compatível com diversos dispositivos.

Contras
🚫 Não é indicado para locais barulhentos.

O FIFINE A8 também é um modelo com ótimo custo-benefício. Se você busca um microfone para gravar em casa, em ambientes com boa acústica ou em estúdios, esse é uma ótima opção. Ele tem um design moderno com leds RGB por toda a extensão da cápsula.

É um microfone condensador cardioide e oferece uma captação nítida e realista com limpeza e riqueza de detalhes. No entanto, por ser tão sensível, não é ideal para ambientes silenciosos, pois pode captar muito os ruídos em locais barulhentos.

Ele se conecta via USB, é super fácil de configurar e é compatível com diversos dispositivos e sistemas operacionais.

Microfone Shure PGA48-LC

Prós 
✅ Boa qualidade de captação;
✅ Anula bem os ruídos externos;
✅ Boa performance em ambientes barulhentos;
✅ Material resistente;
✅ Ótimo custo-benefício.

Contras
🚫 Capta bastante as vibrações ao ser movimentado.

O Shure PGA48-LC é um microfone alternativo aos modelos SM58 e BETA 57A para apresentações ao vivo com um valor significativamente menor. Portanto, se você precisa de um microfone para apresentações ao vivo e não quer investir muito, o PGA48-LC pode ser uma boa opção de entrada.

É um microfone dinâmico cardioide que proporciona uma captação de voz bastante nítida e de boa qualidade, além de abafar bem os ruídos externos. Por isso, pode ser utilizado tranquilamente em apresentações ao vivo, karaokês em festas, palestras, igrejas, etc.

Além disso, ele é construído em material bastante resistente, o que aumenta a durabilidade e já vem com uma bolsa protetora para transporte.

No entanto, ele não tem nenhuma tecnologia antivibração. Por isso, para evitar interferências no som, é ideal utilizá-lo parado em um pedestal.

Descubra quais são os melhores microfones para stream que escolhemos para você.

Microfone JBL PMB100

Prós 
✅ Engenharia de áudio JBL;
✅ Boa captação de voz;
✅ Boa performance em ambientes barulhentos;
✅ Bom cancelamento de ruído;
✅ Bom custo-benefício.

Contras
🚫 Não é indicado para uso profissional;
🚫 Cabo incluso, muito pequeno.

O PMB100 é uma alternativa ao FIFINE K6, para quem busca por um bom microfone para karaokê e atividades recreativas a um preço razoável.

Ele é um microfone dinâmico cardioide projetado com a engenharia de áudio da JBL, que é bastante famosa por suas caixas de som e alto-falantes. A captação de voz é bastante nítida e realista e ele tem um bom cancelamento de ruídos externos.

Por isso, é um bom microfone para karaokê em festas, eventos recreativos, etc. No entanto, ele não é indicado para uso profissional e o cabo que vem com o microfone é pequeno, o que pode atrapalhar dependendo do espaço.

No entanto, você pode utilizar qualquer outro cabo XLR, tranquilamente.

Como Escolher os Melhores Microfones para Cantar?

Para escolher entre os melhores microfones para cantar, é preciso ter clareza sobre em qual tipo de ambiente você irá utilizá-lo. Vai ser em ambiente externo com muito barulho? É apenas para gravações em casa ou estúdio? Pois há um tipo ideal de microfone para cada caso.

Além disso, é preciso considerar o nível de profissionalismo que você precisa. É para shows ao vivo? É apenas para karaokê e atividades recreativas?

Outra questão importante é o orçamento que você tem para investir em um microfone. Microfones mais profissionais são mais caros no geral, mas você pode encontrar opções com ótimo custo-benefício.

Tendo clareza sobre todos esses pontos essenciais, fica mais fácil avaliar as características técnicas e específicas de cada modelo e entender se ele atende às suas necessidades ou não.

No entanto, pode não ser tão simples entender as características de cada modelo. Por isso, listamos os principais aspectos técnicos a se avaliar em um microfone e explicamos cada um, para te ajudar a escolher o modelo ideal. Confira a seguir.

Condensador vs dinâmico

Os melhores microfones para cantar são, basicamente, de dois tipos: os condensadores e os dinâmicos.

Os condensadores são modelos que captam o som de forma mais sensível. Por isso, captam muito bem as nuances vocais, proporcionando áudios bastante realistas, com limpeza e exatidão dos sons.

No entanto, por terem uma captação mais sensível, também podem captar bastante os ruídos externos. Por isso, são mais indicados para ambientes silenciosos, gravações em home office ou estúdios profissionais.

Já os microfones dinâmicos também oferecem uma boa captação de voz, mas, dependendo da qualidade do microfone, ele pode não captar também as nuances vocais como os microfones condensadores.

Eles têm uma maior capacidade de anular os ruídos externos. Por isso, são indicados para utilização em ambientes abertos e barulhentos, como shows ao vivo, igrejas, palestras, etc. Mas também podem ser utilizados para gravações em ambientes silenciosos.

Padrões polares

Os padrões polares são o tipo de captação que o microfone oferece. Há três tipos principais de captação distintos: o cardioide, o bidirecional e o omnidirecional. Vamos entender melhor o que significa cada um deles.

  • Cardioide: significa que o microfone capta a voz e sons de forma unidirecionada, diretamente à frente da cápsula de captação.
  • Bidirecional: significa que o microfone capta os sons tanto na parte da frente da cápsula quanto na parte de trás. Por isso, pode ser usado por 2 cantores ao mesmo tempo, por exemplo, cada um posicionado de um lado do microfone.
  • Omnidirecional: significa que o microfone capta os sons de todos os lados da cápsula, em 360º. É ideal para captação de coral ou grupos musicais, por exemplo.

Os melhores microfones para cantar individualmente são os que têm captação cardioide. Afinal, eles captam a voz com bastante nitidez e anulam bem os ruídos externos.

Resposta de frequência nos melhores microfones para cantar

Basicamente, a resposta é a capacidade que o microfone tem de captar as diversas nuances de vibração de som (graves e agudos). Essa capacidade é medida em Hertz.

Quanto maior o número de Hertz, maior é a capacidade do microfone de captar as nuances sonoras. Os melhores microfones para cantar tem uma resposta de frequência de 80Hz a 15kHz, aproximadamente.

Curvas de Resposta

A curva de resposta é a representação gráfica da capacidade de resposta de frequência que um microfone tem.

Nela, você consegue identificar o intervalo de frequências que o microfone é capaz de captar, desde as frequências mais baixas (graves) até as mais altas (agudas).

Fontes de alimentação

A fonte de alimentação também é um ponto importante a se avaliar antes de escolher um modelo entre os melhores microfones para cantar.

Afinal, ao comprar um modelo com conexão XLR, por exemplo, ele pode ou não necessitar de uma fonte de alimentação como o phantom power. Se ele precisar, basicamente ele não irá funcionar sem ela, e você precisará comprar uma interface de áudio ou caixa de som que ofereça esse tipo de alimentação.

A maioria dos modelos dinâmicos e condensadores com conexão USB e XLR podem ser conectados diretamente aos computadores, celulares, mesas e caixas de som, sem necessidade de uma fonte de alimentação adicional.

Mas é importante se atentar a isso, porque, apesar de ser a regra para a maioria dos modelos, não é uma unanimidade para todos os modelos.

Vá além das especificações

As especificações dos melhores microfones para cantar são muito importantes. No entanto, não basta considerar apenas isso para escolher o melhor modelo.

É preciso considerar que, para um microfone entregar toda a sua capacidade e qualidade de som, ele precisa de outros elementos, como uma boa mesa de som e amplificadores ou um bom sistema de equalização e regulagem.

Por isso, para gravações em home studio, por exemplo, vale a pena verificar se a marca escolhida também não disponibiliza um software de equalização próprio. Pois isso pode fazer total diferença na hora de regular seu microfone.

Para apresentações ao vivo, vale a pena investir também em um bom cabo XLR. Os que vêm junto com os microfones, em geral, não são tão bons.

Portanto, avalie o preço e as especificações de cada modelo, mas não deixe de avaliar também de forma mais ampla, pontos que também podem interferir na qualidade de áudio final que o produto pode oferecer.

Perguntas Frequentes

Qual o melhor tipo de microfone para voz?

O melhor tipo de microfone para voz é o que tem padrão de captação cardioide, pois capta a voz de forma mais focalizada e permite sons mais nítidos. Os tipo condensadores cardioide são mais indicados para ambientes silenciosos e os tipo dinâmicos cardioide, para ambientes barulhentos e apresentações ao vivo.

Quais os melhores microfones para cantar na igreja?

Os melhores microfones para cantar na igreja são os microfones dinâmicos com captação cardioide, pois captam a voz de forma concentrada, proporcionando boa nitidez, e abafam bem os ruídos externos.

Qual o melhor microfone sem fio profissional para cantar?

O melhor microfone sem fio profissional para cantar é aquele que ofereça um tipo de captação cardioide de boa qualidade e tenha uma boa capacidade de transmissão de sinal. O BLX2/PG58, por exemplo, é uma boa opção.

Qual é o melhor microfone para cantar em casa?

O melhor microfone para cantar em casa é o que oferece uma captação cardioide e que seja do tipo condensador ou dinâmico. O MAONO AU-A04 e o FIFINE K678 são alguns exemplos.

Qual o microfone dos artistas?

O microfone dos artistas, em geral, é um modelo profissional, dinâmico e com captação cardioide, que oferece uma boa qualidade de som, como é o caso do Shure SM58 e do Shure BETA 57A.

Qual o valor de um microfone Shure?

O valor de um microfone Shure pode variar conforme as especificações de cada modelo. É possível encontrar modelos entre R$900,00 e R$8.000,00, aproximadamente.

Qual microfone os cantores usam?

Os cantores, em geral, utilizam microfones profissionais dinâmicos com captação cardioide de qualidade, como os modelos Shure SM58 e Shure BETA 57A, por exemplo.

Quais são as marcas boas de microfone?

Há várias marcas boas de microfone disponíveis para o mercado brasileiro atualmente. As duas principais são a Shure e a FIFINE.

Quais microfones são bons?

Os microfones bons são aqueles que melhor atendem às necessidades específicas de cada projeto. Se você precisa de um microfone para shows ao vivo, por exemplo, um modelo dinâmico cardioide pode ser a melhor opção. Já se você quer gravar covers para o Youtube, um modelo condensador cardioide pode ser a melhor opção e assim por diante.

Quanto custa um bom microfone?

O custo de um bom microfone varia muito, dependendo da finalidade do microfone e de suas características específicas. É possível encontrar modelos muito bons custando cerca de R$300,00. No entanto, os microfones realmente profissionais custam, em geral, a partir de R$1.000,00.

O que é melhor microfone UHF ou VHF?

O melhor microfone é o UHF, pois ele utiliza frequências bem mais altas que os VHF, o que garante uma baixa interferência e uma excelente qualidade de som para um microfone sem fio.

Qual é a melhor marca de microfone profissional?

A melhor marca de microfone profissional na atualidade é Shure. Pois ela oferece diversos modelos para as mais diversas finalidades e com excelente qualidade, além de ser uma marca com décadas de experiência no segmento.

Conclusão: Melhor Microfone para Cantar?

Em suma, os melhores microfones para cantar são aqueles que melhor atendem às necessidades específicas de cada projeto.

Portanto, se você precisa de um microfone para apresentações ao vivo, por exemplo, vale a pena investir em modelos dinâmicos e cardioides, como o SM58, o BETA 57A e o PGA48-LC.

Já se você pretende gravar covers para o Youtube, por exemplo, vale a pena optar por modelos condensadores cardioides, como o MAONO AU-A04 e o FIFINE K678.

Mas se você quer um microfone apenas para se divertir com karaokê e atividades recreativas, vale a pena optar por modelos mais simples, como o FIFINE K6 e o PMB100.

Sem dúvida, seguindo as dicas que apresentamos neste conteúdo e comparando entre os modelos desta lista, você encontrará o modelo ideal.

Qual é o melhor microfone para cantar em custo-benefício?

O melhor microfone para cantar em casa e que tem um bom custo-benefício é o MAONO AU-A04. Já para apresentações ao vivo é o Shure PGA48-LC.

Deixe um comentário