Índice
- 1 História da Fender
- 2 Modelos Populares de Violão Fender
- 3 A Influência da Fender na Música
- 4 Violão CD-60SCE Dreadnought
- 5 Violão Fender acústica Dreadnought FA-125CE
- 6 Violão FA-115 Dreadnought Pack
- 7 Fender Guitarra acústica Dreadnought FA-125CE
- 8 Violão Fender CD-140SCE
- 9 Violao Fender acústica CC-60S All-Mahogany Concert
- 10 Violão Fender FA-450CE Laurel Fingerboard, Sunburst
- 11
- 12 Como Escolher o Melhor Violão Fender?
- 13 Perguntas Frequentes
- 14 Conclusão: Violão Fender é bom?
- 15 Qual o melhor Violão Fender?
- 16 Melhor em Custo-benefício
Quando se trata de violão, a Fender é uma marca de destaque. Sua história vem de longas datas e, por isso, atualmente, é uma das mais respeitadas e reconhecidas no mercado.
Mas será que o violão Fender é bom mesmo? Vamos ver as melhores opções!
História da Fender
A Fender foi fundada em 1946 como Fender Musical Instruments Corporation, fazendo uma verdadeira revolução no cenário da música mundial.
No início, a marca produzia somente guitarra elétrica de corpo sólido, mas foi ampliando seus horizontes até desenvolver outros instrumentos musicais, amplificadores e equipamentos mais profissionais de áudio.
Quem foi o pioneiro nesse cenário? Leo Fender, o nome que, inclusive, deu origem à marca. A empresa também pensava nos aprendizes de música e fabricava muitos produtos voltados para o público iniciante que ainda não tinha domínio suficiente para manusear uma guitarra profissional.
Esse foi um dos pontos cruciais na carreira da empresa, que se mostrava visionária e preocupada com todos os públicos.
Modelos Populares de Violão Fender
Um dos modelos mais populares de violão Fender é o Violão FA-125 Dreadnought, porque, além de ser deslumbrante, tem um bom custo-benefício para quem é iniciante e intermediário.
Outro modelo que chama muito a atenção é o Violão de corda de aço em escala ¾ FA-15, pois seu som é muito bom e o instrumento é muito simples de tocar.
E, por último, um modelo que não sai de moda quando o assunto é Fender é o Violão CD-60SCE Dread LH, que é perfeito para iniciantes e vem com sintonizador.
Conheça o Melhor Violão Nylon Profissional com nosso artigo completo.
A Influência da Fender na Música
Por ser uma marca que introduziu as guitarras elétricas no universo musical, a Fender tem uma influência muito forte na música, estando presente em diversos cenários, inclusive em sons de carro, acredita?
A marca ampliou seus horizontes de negócios e atualmente conta com pilares muito sólidos no mercado musical há mais de 50 anos.
Prós
✅ Sintonizador embutido
✅ Corpo veneziano
✅ Topo de abeto
✅ Constituição do violão
✅ Cavalete Walnut
✅ Afinador embutido
✅ Material da escala MAHOGANY
✅ Bateria de lítio já inclusa no produto
✅ Madeira de abeto
✅ 454g
Contras
🚫 Preço alto
Os materiais que compõem o CD-60SCE são madeira abeto e mogno, de escala mahogany, o que dá uma maior sonoridade ao modelo.
Seu corpo é do tipo veneziano, o que facilita o acesso à parte superior esquerda, além de permitir que você leve o seu violão para onde quiser.
O cavalete desse Dreadnought é do tipo walnut e ainda conta com um sintonizador embutido, facilitando na hora de afinar as cordas.
Um outro diferencial do CD-60SCE é o seu peso (454 gramas), que facilita o manuseio do violão na hora de tocar e seu transporte de um lugar ao outro.
Seu afinador embutido necessita de uma bateria de lítio para funcionar. Mas não se preocupe, pois ela já vem inclusa no produto.
Com todos esses diferenciais, é de se esperar que seu único ponto fraco seja o preço alto.
Prós
✅ Madeira tília americana e abeto
✅ Estrutura toda laminada
✅ Cabeçote muito moderno 3+3
✅ Gola redonda
✅ Ponte Viking
✅ Som muito bom
✅ Simples de tocar
✅ Sensação suave de tocar
✅ Garantia de 2 anos
✅ Corda de Bronze
✅ Cavalete fixo
✅ Bom custo-benefício
Contras
🚫 Sintonizador embutido de baixa qualidade.
Sendo um modelo perfeito para iniciantes e intermediários, o Fender Violão possui um acabamento laminado, com detalhe preto e estrutura para suporte de alças, o que te permite tocar o violão de pé.
Ele é fabricado em madeira tília americana e abeto, o que favorece a produção de um som muito bom, com destaque aos sons médios e graves, e dá uma sensação suave ao tocar.
Possui uma ponte viking e um cavalete fixo, garantindo a sustentação de cordas de bronze. Além disso, o modelo conta com gola redonda e cabeçote moderno 3+3, o que garante uma boa amplificação do som.
O Fender Violão Alternativo de 6 Cordas ainda conta com 2 anos de garantia.
O sintonizador embutido é de baixa qualidade, sendo o único ponto negativo do Sunburst. No entanto, o modelo ainda apresenta um bom custo-benefício.
Prós
✅ Madeira de abeto e mogno
✅ Vem com capa protetora, palhetas, alça e encordoamento adicional
✅ Violão acústico
✅ Assinatura gratuita da Fender Play por 90 dias
✅ 6 cordas
✅ Cavalete Walnut
Contras
🚫 Pode ser difícil de encontrar disponível online
🚫 Preço elevado
🚫 1,81kg
Esse modelo é feito em madeira de abeto e mogno, material que favorece o som acústico do violão. Sua estrutura também é laminada como a do Fender, porém, apresenta tons mais claros.
Seu cavalete é do tipo walnut, típico de violões que aceitam 6 cordas de aço.
Um dos grandes diferenciais desse modelo são os acessórios. O FA-115 Dreadnought Pack acompanha capa protetora, palhetas, alça e encordoamento adicional.
Ao adquirir o violão, você ganha uma assinatura gratuita de 90 dias da Fender Play, plataforma que vai te ensinar a tocar violão.
Por apresentar uma madeira mais nobre em sua composição, o violão possui um preço elevado, por isso, dificilmente você encontrará esse modelo disponível online.
Um outro ponto negativo, principalmente para os iniciantes, que também está relacionado à madeira utilizada na fabricação, é o peso do violão (1,81 kg).
Prós
✅ Madeira de abeto, robalo e tília americana
✅ Estrutura toda laminada
✅ Ponte Viking
✅ Cabeçote 3+3
✅ Gola redonda
✅ 454g
✅ Específico para apresentações ao vivo
Contras
🚫 Preço muito alto
O Fender Guitarra FA-125CE é a versão acústica do Fender violão alternativo, o primeiro da nossa lista.
O modelo apresenta uma composição feita de madeira abeto, robalo e tília americana, que lhe dá um acabamento claro e laminado.
A ponte viking, o cabeçote 3+3 e a gola redonda continuam os mesmos do Fender Sunburst. Porém, como o violão é específico para apresentações ao vivo, o peso do FA-125CE é de impressionar, já que possui somente 454 gramas.
Embora seja recomendado para profissionais, o modelo não deixa de ser uma boa alternativa para os iniciantes e intermediários.
O preço elevado do violão é o principal ponto negativo.
Leia também nosso post com os melhores violões de nylon custo benefício.
Prós
✅ Eletroacústico
✅ 6 cordas de aço
✅ Controles de volume e altura
✅ Afinador já embutido
✅ Tampo em Mahogany
✅ Escudo tortoise
✅ Escala walnut com 20 trastes
✅ Case protetora
✅ Sonoridade equilibrada
✅ EQ de 2 bandas
Contras
🚫 Preço alto
Um dos modelos mais caros da lista, o violão Fender CD-140SCE é um violão eletroacústico, ou seja, possui sonoridade elétrica e acústica.
Além desse detalhe, o modelo ainda possui afinador embutido e controle de volume e altura, para você regular os graves e agudos do instrumento.
O Fender CD-140SCE é feito em madeira mogno, na escala mahogany. Isso favorece a emissão de um som maravilhoso, mas aumenta o preço do violão.
O instrumento conta ainda com um escudo tortoise, que lhe dá um charme a mais. Apresenta também escala walnut com 20 trastes para sustentar as 6 cordas de aço, sonoridade equilibrada, EQ de 2 bandas e acompanha case protetora.
Prós
✅ Acabamento brilhoso
✅ Tampo de abeto
✅ Braço em mogno
✅ Tipo acústico
✅ 20 trastes
✅ Braço em acabamento de uretano brilhante
Contras
🚫 Peso
Com cavalete fixo, o Fender CC-60S possui composição de abeto e mogno. A madeira abeto é encontrada no tampo, dando maior leveza e brilho no acabamento.
O mogno fica no braço, pois é uma madeira mais pesada, com acabamento de uretano brilhante.
Esse material que compõe o instrumento favorece a emissão de um som alto e orgânico, mas o torna muito pesado (3,79 kg), dificultando até mesmo o transporte do violão.
A escala apresenta 20 trastes, permitindo que você faça execuções complexas.
O modelo possui um bom custo-benefício, já que apresenta boas características e um preço justo.
Prós
✅ Estrutura toda laminada
✅ Ponte viking
✅ Todo trabalhado no mogno
✅ Estiloso
✅ Sistema pré-amplificador
✅ Roseta keystone
Contras
🚫 Peso
Diferentemente dos demais modelos listados, o Fender Cutaway Auditorium possui apenas quatro cordas.
Sua estrutura é completamente laminada, e o seu corpo é feito em mogno, com tonalidade escura e encadernação em creme, tornando o modelo estiloso.
Possui ponte viking, roseta keystone e sistema pré-amplificado, tornando o som mais alto e volumoso.
Seu único contra é o peso (4,54kg), tornando o manuseio um pouco complicado.
Como Escolher o Melhor Violão Fender?
Nível de habilidade
O nível de habilidade é medido precisamente pelo tanto que você já sabe manusear um violão ou uma guitarra. Se você é iniciante, então o ideal é que opte por modelos como uma Dreadnought, que é específica para iniciantes e intermediários. Mas, se você já souber um pouco mais, pode ir com tudo em modelos como o Cutaway Auditorium.
Estilo de música
Se você é mais voltado para música acústica, deverá escolher violões que estejam nessa categoria, para se adequar melhor às suas necessidades. No caso de apresentações ao vivo, o ideal é que a guitarra ou violão sejam eletroacústicos, com sintonizador embutido.
Orçamento
A Fender é uma marca muito renomada de violões e guitarras, por isso, geralmente, o preço dos produtos é mais salgado. No entanto, se você não quer abrir mão de qualidade na hora de reproduzir suas músicas favoritas e deseja um modelo mais barato, pode optar pela Dreadnought Pack FA-115, por exemplo, que está em uma categoria de ótimo custo-benefício.
Se, no caso, você não se importa muito com o preço e está podendo gastar um pouco mais na aquisição de um bom produto, recomendamos investir em modelos como o CD-140SCE.
Listamos para você os violões elétricos bons e baratos do mercado.
Perguntas Frequentes
Por que comprar um violão fender?
Por ser uma marca renomada e referência no que se refere a violões, guitarras e outros produtos musicais, a Fender possui toda uma gama de aparelhos que servem tanto para quem está iniciando e aprendendo a tocar um novo instrumento quanto para quem já sabe tocar e deseja melhorar a qualidade de seus instrumentos musicais.
Qual é o nome do violão redondo?
O nome técnico do violão redondo é Auditorium/Orchestra. Esse violão é distinto dos demais justamente porque tem um design mais arredondado e cintura estreita na junção do braço com o corpo.
Qual o melhor Violão Fender?
O melhor violão Fender é o Dreadnought CD60S porque tem sintonizador embutido, corpo veneziano que acaba facilitando o acesso à parte superior esquerda, tem topo de abeto para maior sonoridade e a própria constituição do violão permite que você toque em qualquer ambiente!
Melhor violão fender em custo benefício?
O melhor violão Fender em custo-benefício é o Sunburst, porque tem estrutura toda laminada, cabeçote 3+3, gola redonda, ponte viking, um som muito bom, é simples de tocar, perfeito para quem está começando agora, 6 cordas de bronze e está em um preço acessível.
Qual o melhor violao em durabilidade?
O melhor violão em durabilidade, sem dúvidas, são os violões da marca Fender, porque, além de serem referência no mercado de instrumentos musicais, têm garantia de 2 anos em todos os seus produtos.
Conclusão: Violão Fender é bom?
Os violões da Fender são bons porque, além da marca ser referência no mercado de instrumentos musicais, o material é duradouro e a sonoridade é de qualidade. Eles servem tanto para iniciantes quanto para intermediários, com uma variabilidade de produtos que vão desde violões acústicos mais simples a guitarras profissionais de alta qualidade.
Qual o melhor Violão Fender?
O melhor violão Fender é o Dreadnought CD60S, porque apresenta uma excelente sonoridade, um peso mais leve em comparação com outros violões da lista e fácil manuseio.
Melhor em Custo-benefício
O melhor violão em custo-benefício é o Sunburst, porque o som é muito bom e o instrumento é simples de tocar, tendo um preço bastante acessível.