O que é Violão Acústico? Selecionamos os melhores de 2023

Pense no som mais limpo e natural possível de um violão, aquela melodia suave e ao mesmo tempo encorpada, do lindo som das cordas vibrando e ecoando pela boca do instrumento. Essa sonoridade orgânica você só encontra em um tipo de violão: o violão acústico.

Como o nome já sugere, esse instrumento é projetado para produzir o som acústico, livre de qualquer interferência elétrica. Pode até parecer o mais simples dos violões, mas é na verdade o mais rico dos modelos quando o assunto é o timbre e a sonoridade.

Em 2023, temos ótimos modelos, com qualidade e preços acessíveis. Neste artigo, vamos te apresentar as melhores opções no mercado. Confira abaixo!

O que é Violão Acústico?

Entre os tipos de violão, o acústico é o mais popular. Na prática, o violão acústico é aquele que não possui nenhum tipo de captação elétrica de seu som. Ou seja, toda a melodia que sai dele vem da ressonância das cordas em seu corpo — ou, como também é chamada, sua caixa acústica.

O violão acústico é o que reproduz o som mais limpo e natural entre todos os modelos de violão, já que seu timbre não passa por nenhum tipo de interferência eletrônica.

Por isso, o violão acústico não é apenas o preferido entre os músicos iniciantes. Até mesmo os mais experientes buscam um violão acústico por causa de sua sonoridade rica e única.

Melhor Violão Acústico
Violão Acústico N-14BK – Giannini

Prós 
✅ É resistente.
✅ Suave para tocar.
✅ Afinação precisa.

Contras
🚫 Sem as “bolinhas” da escala no braço.

Os violões acústicos da Giannini apresentam ótimo custo-benefício, levando em conta a qualidade com que são fabricados e o seus preços bastante acessíveis. É o caso do modelo N-14, com visual clássico e acabamentos bem interessantes.

Com madeira em basswood, esse é um violão bastante resistente. Também proporciona uma afinação precisa, graças às tarraxas niqueladas e com pino grosso.

É um modelo projetado para cordas de nylon, o que garante um timbre suave e bastante encorpado, aliado à boa tocabilidade.

Esse é um violão bastante recomendado para iniciantes, mas poderia facilitar ainda mais a vida de quem está aprendendo se tivesse a marcação das casas no braço — as famosas “bolinhas”. Ainda assim, é uma ótima opção de violão acústico.

Melhor em Custo-benefício
Violão Acústico Class One Natural Cl-1 BK, Waldman

Prós 
✅ Preço baixo.
✅ Acabamento satisfatório.
✅ Suave de ser tocado.

Contras
🚫 Menor resistência.

A Waldman também é uma marca que se destaca pelo custo-benefício de seus instrumentos. E aqui temos o modelo com o preço mais barato da lista que preparamos para esse artigo.

O CL-1 é um violão perfeito para quem está iniciando os estudos no instrumento, apresentando muito conforto ao tocar, com seu braço macio e a suavidade que as cordas de nylon proporcionam.

Também apresenta um bom acabamento, com visual clássico na cor preta, tarraxas cromadas e pino para a correia.

É um modelo de entrada, que utiliza uma madeira mais simples, o compensado de plywood, que faz com que esse instrumento não seja tão bom no quesito resistência. Mas é, ainda, um violão com boa qualidade para sua faixa de preço.

Veja as melhores marcas de violões que separamos no nosso site.

Ótimo timbre
Violão Acústico Aço GS-11NT Natural – Harmonics

Prós 
✅ Visual clássico.
✅ Acabamentos detalhados.

Contras
🚫 Tarraxas simples.

A Harmonics é uma marca ainda pouco conhecida no mercado brasileiro de instrumentos musicais. Nem de perto tem a mesma tradição da Giannini ou de outras fabricantes apresentadas aqui nesse artigo. Mas isso não precisa ser um ponto negativo, não é mesmo?

O violão acústico GS-11 é um ótimo instrumento produzido pela Harmonics, com visual e acabamento de dar inveja à muita fábrica de violão tradicional. É um modelo de aço, com timbre potente e boa projeção sonora. Uma ótima opção para quem quer tocar rock, pop, sertanejo ou mesmo gospel.

Com visual clássico, na cor natural, esse modelo tem bons acabamentos, como o escudo na parte inferior da boca, pino para correia, trastes em cobre e “bolinhas” para marcar a escala no braço. A simplicidade está nas tarraxas, que podem não oferecer uma afinação tão precisa.

Violão Acústico Clássico Nylon GNA-111 – Harmonics

Prós 
✅ Visual bonito.
✅ Macio de tocar.
✅ Timbre suave e encorpado.

Contras
🚫 Não é o melhor custo-benefício.

Aqui temos outro modelo da Harmonics, porém não tão rico em detalhes e acabamentos como o anterior. E com pouca diferença de preço, mesmo tendo menos a oferecer.

Mesmo assim, é um violão elegante e com tocabilidade macia — muito devido ao fato de ser um instrumento de cordas de nylon.

Seu timbre é suave, porém encorpado, assim como todo bom violão de nylon dos chamados modelos de entrada, aqueles indicados para quem ainda está aprendendo a tocar.

É também um violão leve e de fácil transporte, sendo ideal para passeios e viagens.

Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon NF-14 Preto

Prós 
✅ Possui captação elétrica.
✅ Afinador.
✅ Cutaway.

Contras
🚫 Sem marcação da escala.

Sim, sabemos que o tema deste artigo são os melhores violões acústicos de 2023. Mas, se você pode ter um modelo eletroacústico pagando um pouco a mais, é importante conhecer o modelo NF-14 da Giannini.

Basicamente, esse violão tem tudo o que o N-14 — o primeiro da nossa lista — também oferece. Com um diferencial e tanto: possui captação elétrica. Ou seja, pode ser tocado no formato acústico ou ligado em amplificadores e caixas de som.

Outra diferença é o corte na parte inferior do corpo, o chamado cutaway, que facilita o acesso às notas mais agudas do braço do instrumento

Sua equalização possui 3 bandas, pré-amplificador e, ainda, afinador cromático, fazendo deste violão um modelo versátil e completo.

Mas, assim como o N-14, fica devendo apenas um detalhe: a marcação da escala com as “bolinhas” no braço.

Violão Acústico Aço Estudo S-14 – Giannini

Prós 
✅ Timbre vibrante e com brilho.
✅ Bom acabamento, padrão Giannini.
✅ Som com maior potência.

Contras
🚫 Menos conforto ao tocar.

Com características muito semelhantes ao modelo N-14 (o primeiro de nossa lista), esse violão, que também é fabricado pela Giannini, tem como principal diferença o tipo de encordoamento, já que é projetado para cordas de aço.

É recomendado para quem busca um timbre mais vibrante e potente, ideal para o rock, pop, sertanejo e o gospel.

O encordoamento de aço faz com que esse modelo tenha maior volume e projeção sonora, porém, ele perde em conforto ao tocar, por causa da tensão e altura das cordas.

Mas, para quem já tem alguma experiência e dedos calejados, e busca por uma sonoridade com maior brilho e potência, é uma ótima escolha.

Descura também qual é o violão mais top do mercado atualmente.

Ótimo timbre
Violão eletro-acustico Tagima -TW 29 EQ NTS

Prós 
✅ É eletroacústico.
✅ Possui afinador.

Contras
🚫 Mais caro.

Para quem busca um violão mais completo, que agradará do músico iniciante ao mais experiente, o TW-29 da Tagima é uma excelente opção.

É um modelo eletroacústico, com equalizador de 4 bandas, que torna sua captação muito versátil. Além disso, possui afinador embutido.

Com cordas de aço e um formato maior que os violões clássicos, esse modelo apresenta uma excelente projeção de seu som, tanto no formato acústico quanto plugado. Mesmo com as cordas de aço, apresenta um braço que torna a pegada suave e confortável ao tocar.

Com todas essas qualidades, é o violão de maior preço em nossa lista. Mas vale cada centavo do investimento.

Como escolher o melhor violão acústico?

O primeiro passo para escolher o melhor violão acústico é definir bem o estilo musical que você busca tocar. Se a ideia é ter uma sonoridade mais próxima do samba, MPB, bossa-nova e da música clássica, os modelos com cordas de nylon são os mais indicados.

Os violões com corda de nylon também são recomendados para quem está iniciando nos estudos do instrumento.

Se você busca o timbre mais vibrante e potente, de estilos como o rock, pop e o sertanejo, escolha um modelo com cordas de aço.

Você deve avaliar, também, a qualidade sonora e o conforto ao tocar. E o principal: quanto você está disposto a investir.

Nesse artigo, apresentamos boas opções com diferentes faixas de preço. Há modelos mais indicados para os iniciantes e até sugestões de violões eletroacústicos que não te decepcionarão nem mesmo na hora dos shows.

Listamos para você os melhores captadores para violão no nosso site.

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre os tipos de violão?

São dois os principais tipos, apresentados aqui neste artigo. O primeiro é o violão acústico, que é aquele que não possui nenhum tipo de captação elétrica de seu som. Possui a sonoridade mais clássica entre todos os violões, com seu som projetado exclusivamente da vibração que as cordas fazem na boca do instrumento.

O segundo tipo, que também tem modelos listados em nosso artigo, é o eletroacústico, que oferece, além do timbre natural do instrumento, a possibilidade de ligá-lo em amplificadores e caixas de som. Esse modelo é o mais indicado para shows e apresentações em ambientes maiores.

Há também um terceiro tipo, o exclusivamente elétrico, que depende da amplificação para ter o seu som projetado. Isso porque esse tipo de violão não tem a boca. É um modelo menos comum e menos versátil.

Quais são as diferenças entre o violão acústico e o elétrico?

O violão acústico se diferencia do elétrico por não ter nenhum tipo de captação ou interferência eletrônica. Isso faz com que o violão acústico apresente o som mais limpo e característico do instrumento.

Os violões elétricos, por sua vez, necessitam de amplificadores ou caixas de som para seu melhor funcionamento, já que, quando não estão plugados, não oferecem grande projeção sonora.

Qual é o melhor tipo de violão?

Para quem está iniciando na prática do instrumento, ou até mesmo para quem já tem experiência mas busca por um violão para práticas ou para as rodas de amigos, os modelos acústicos são a melhor pedida. Além de oferecerem o timbre clássico dos violões, também apresentam ótimo custo-benefício.

Mas para quem procura um instrumento que também atenda as exigências de palco, a melhor opção é pelos modelos eletroacústicos, que, além das características acústicas do instrumento, podem ser ligados em amplificadores e caixas de som.

Qual o valor de um violão acústico?

Há diversas opções e modelos no mercado, que atendem desde o músico iniciante ao mais exigente. Mas é possível fazer uma boa compra com valores entre pouco mais de R$ 270,00 até cerca de R$ 700,00.

Violão Acústico em melhor custo benefício?

Para quem busca estudar ou tocar com conforto e um timbre satisfatório, o violão CL-1 da Waldman é a melhor escolha na relação custo-benefício.

Com pouco mais de R$ 270,00, você terá um violão com bom acabamento e um visual clássico bem bonito, além da sonoridade agradável e suavidade ao tocar.

Separamos alguns dos violões com melhor custo-benefício para você.

Conclusão: Qual o Melhor Violão acústico?

Com um investimento um pouco maior, a melhor pedida é investir em um violão Giannini, marca que já é referência na qualidade de seus instrumentos musicais.

É só você definir se quer um modelo com cordas de nylon, aí o indicado é o N14-BK, ou se prefere cordas de aço, neste caso recomendamos o S-14.

Deixe um comentário