Índice
- 1 Violão Aço Eletroacústico Takamine GN75CE WR Wine Red
- 2 Violão Nylon Takamine Eletroacústico Tampo Maciço Natural GC3CE
- 3 Violão GC1CE LH – Takamine
- 4 Violão GD11 MCE MGS Mahogany
- 5 Violão Eletroacústico Folk Aço – GD15 – TAKAMINE
- 6 Violão Takamine Guitarra Acústico-Elétrica GJ72CE-NAT
- 7 Violão GD11MCE NS – Takamine
- 8 Violão Takamine GD71CE-NAT Dreadnought Cutaway
- 9 Violão Folk GD10 N – Takamine
- 10 Para que serve o violão Takamine?
- 11 Como escolher o melhor violão Takamine?
- 12 Perguntas Frequentes
- 13 Conclusão: Qual o melhor violão Takamine?
- 14 Melhor em custo-benefício
Violão Nylon Takamine Eletroacústico Tampo Maciço Natural GC3CE
Se você está pesquisando pelos melhores violões do mercado, com certeza já se deparou com modelos da marca Takamine. Afinal, essa é uma fabricante referência quando o assunto é violão de qualidade.
Três anos depois de sua fundação em 1959 aos pés do Monte Takamine, no Japão, a empresa se profissionalizou e começou a produzir cada vez mais violões e também bandolins. E a qualidade de seus instrumentos logo fez com que a marca atingisse reconhecimento mundial, com a produção de violões de alto padrão de qualidade.
Músicos renomados já adotaram os violões da marca, como Jon Bon Jovi e Bruce Springsteen, reforçando ainda mais a marca como uma das maiores — e melhores — fabricantes de violão do mundo.
Mas o que faz os violões da Takamine serem tão especiais? É o que iremos desvendar nesse artigo, apresentando os melhores violões Takamine atualmente, seus prós e contras, e como fazer a melhor escolha de seu violão Takamine.
Prós
✅ Visual atrativo e exclusivo;
✅ Timbre e tocabilidade excelentes;
✅ Equalizador altamente versátil.
Contras
🚫 Mais caro.
Eis, aqui, um dos modelos mais badalados e desejados da Takamine. O violão GN75CE é um instrumento de altíssimo padrão, com visual exclusivo e muito atrativo.
Possui tampo sólido — ou seja, é todo inteiriço, sem colagens, com madeiras de excelente qualidade: tampo em spruce (ou abeto, nome no Brasil) e escala na exótica madeira chilena laurel. A cor preta, com acabamento em brilho, e o escudo com detalhes tribais dão um visual muito atrativo a esse instrumento.
Todo o seu acabamento é em alta qualidade, como as tarraxas douradas e blindadas, que garantem uma afinação precisa ao instrumento.
Na parte elétrica, conta com pré-amplificador TK-40D, muito mais versátil do que o modelo dos violões anteriores apresentados aqui. Além dos controles de grave, médio e agudo, possui o botão ‘notch filter’, que limita sons indesejados dos graves, garantindo uma sonoridade potente, limpa e sem ruídos. Tem, ainda, afinador cromático embutido.
Modelo de ponta da Takamine, é o mais caro de nossa lista. Mas vale cada centavo investido.
Prós
✅ Timbre e tocabilidade suaves;
✅ Captação elétrica mais versátil.
Contras
🚫 Menor projeção sonora no formato acústico.
Na primeira olhada, esse violão pode até lembrar o modelo GC1CE, o segundo de nossa lista. Mas o Violão Takamine GC3CE aqui tem um diferencial e tanto: o pré-amplificador TK-40D, muito mais versátil que o modelo anterior, com diversas possibilidades de combinações e variações de timbre.
É um diferencial e tanto, custando apenas um pouco mais do que o modelo com captação elétrica mais simples.
Violão de nylon, é muito suave e confortável de tocar. Quando tocado de modo acústico, não tem a mesma projeção sonora do que os modelos folk e de aço. Mas suas características casam muito bem para quem busca a melhor qualidade de som para a MPB, samba ou bossa-nova.
E para quem quer mais versatilidade e qualidade para as apresentações, vale a pena investir um pouco mais para levar esse modelo para casa.
Prós
✅ Som doce e agradável;
✅ Excelente tocabilidade;
✅ Bom preço.
Contras
🚫 Equalização menos versátil.
Entre os violões da Takamine, o GC1CE é um dos mais populares. Esse modelo possui o formato clássico e cordas de nylon, sendo ideal para quem toca samba, bossa-nova, MPB e música clássica.
É muito confortável de tocar, pela suavidade e tensão das cordas. Além disso, possui o corte cutaway, aumentando ainda mais a tocabilidade. Também é bem leve, pesando cerca de 2,5kg.
Construído em mogno com braço em jacarandá, além de muito bonito, é também bastante resistente. Mesmo com uma caixa acústica menor, tem um som com boa potência quando desplugado, além de um timbre suave e delicado.
É também um dos modelos com preço mais acessível entre os violões Takamine. Porém, vale destacar que a captação elétrica é com o equalizador TP-4T, que possui apenas três bandas de regulagem.
Prós
✅ Projeção sonora;
✅ Boa tocabilidade e cutaway;
✅ Ótimo custo-benefício.
Contras
🚫 Localização do equalizador.
Modelo folk, de aço e com visual um tanto retrô, é um modelo muito recomendado para o blues, rock, pop e o sertanejo. O Takamine GD11 MCE MGS é todo construído em mogno, sendo um violão bastante robusto e resistente.
Tem também o design cutaway, sendo um instrumento de ótima tocabilidade. Além disso, está entre os violões de valor mais acessível da Takamine.
Tem ótima projeção sonora e um timbre vibrante e com bastante brilho. Quando plugado, conta com os recursos do equalizador TP-4T, com apenas três bandas para ajustes. Possui afinador, para maior praticidade dos músicos.
Um detalhe presente nos violões da Takamine, mas que não agrada a alguns músicos, é o local escolhido para o equalizador, mais na parte frontal do corpo do instrumento. É um pouco mais difícil de visualizar os controles de ajuste do que nos modelos mais tradicionais de violão, com equalizadores na parte superior. Nesse modelo, entre os de menor valor, esse é o único ponto que pode não agradar ao músico mais detalhista.
Considerando o custo-benefício, é uma ótima opção.
Prós
✅ Timbre encorpado;
✅ Resistente;
✅ Suave de tocar.
Contras
🚫 Equalizador menos versátil.
O modelo GD15 da Takamine é, em sua construção, bastante semelhante ao modelo acima. A diferença é que esse é um violão eletroacústico, ou seja, possui captação elétrica.
O equalizador é o TP-4T, aquele com apenas 3 bandas. Apresenta toda a qualidade característica dos captadores exclusivos da Takamine, porém, como já vimos aqui, não é o modelo mais versátil, contando apenas com três bandas de equalização.
Mas vale reforçar aqui que um equalizador de três bandas da Takamine soa muito melhor que muitos pré-amplificadores com mais botões, mas de marcas inferiores. Takamine é e sempre foi referência quando o assunto é alto padrão de qualidade de seus violões.
É um modelo com formato folk e cordas de aço, com timbre grave e encorpado, ideal para blues, rock e sertanejo. Tem também o corte cutaway na madeira e apresenta ótima tocabilidade.
Prós
✅ Tamanho jumbo;
✅ Timbre possante e robusto;
✅ Equalização mais versátil.
Contras
🚫 Menor conforto ao tocar.
O Violão Takamine GJ72CE prova que tamanho é documento, sim! Esse é um modelo no formato jumbo, com corpo ainda maior do que os violões folk. Com ele, você terá um timbre ainda mais possante e uma sonoridade muito robusta.
O belo acabamento brilhante na cor natural faz desse um violão muito charmoso, que vai impressionar não apenas pela qualidade do timbre, mas também pelo visual.
É indicado para músicos mais experientes, já acostumados com violões maiores, já que esses modelos acabam sendo menos confortáveis de serem tocados.
Um dos modelos top de linha da Takamine, esse violão tem a captação elétrica com o pré-amplificador TK-40D, o mais versátil da fabricante. Sólido e resistente em seu acabamento, é um violão para a vida toda.
Prós
✅ Construção de alto padrão;
✅ Bom custo-benefício;
✅ Excelente tocabilidade.
Contras
🚫 Equalizador de apenas 3 bandas.
Se você busca um violão profissional de alto padrão de qualidade e com ótimo custo-benefício, o Takamine GD11MCE é a opção ideal.
Construído em mogno e com braço em louro, ambas madeiras de alto padrão de qualidade, é um instrumento robusto e resistente. Com grande caixa acústica, em formato folk, possui uma excelente projeção sonora e um timbre acústico com muito brilho e potência.
Mesmo projetado para cordas de aço, é um instrumento muito macio de ser tocado, com escala suave e cordas bem baixas, sem trastejar o som. Sua sonoridade funciona perfeitamente para estilos como o rock e o sertanejo.
Tem em seu corpo o corte cutaway, que facilita o alcance às notas mais agudas do braço do instrumento.
Na parte elétrica, possui o pré-amplificador TP-4T, exclusivo da Takamine. Porém, não é a equalização mais versátil da marca, com apenas as bandas de grave, médio e agudo. Para facilitar a vida do músico, possui afinador embutido.
Apesar da versatilidade menor do timbre na versão plugada, dificilmente se encontra no mercado um violão dessa qualidade por um valor como esse, abaixo dos R$ 3 mil.
Selecionamos o melhor violão custo beneficio e analisamos para você.
Prós
✅ Muita versatilidade;
✅ Conforto ao tocar;
✅ Timbre marcante e detalhado.
Contras
🚫 Localização do equalizador.
Com visual mais clássico e acabamento de alta qualidade, o Takamine GD71CE é um violão de altíssimo padrão. Seu tampo é construído com abeto e as partes laterais e traseira utilizam o jacarandá. O resultado é uma sonoridade rica em detalhes, muito marcante e vibrante.
O braço é bastante fino, o que proporciona uma pegada confortável e ótima tocabilidade, também privilegiada pelo corte cutaway no corpo do instrumento.
Também utiliza o pré-amplificador TK-40D, que ganha em versatilidade na comparação com outros modelos da lista. E, por isso, acaba elevando o preço final do instrumento.
Ainda assim, esse modelo apresenta ótimo custo-benefício e atende perfeitamente as exigências de palco. É tão difícil listar um ponto fraco nesse instrumento que, novamente, destacamos apenas a localização tradicional — e um tanto inusitada — dos equalizadores nos violões da Takamine.
Prós
✅ Timbre encorpado e orgânico;
✅ Robusto e resistente;
✅ Tarraxas blindadas.
Contras
🚫 Não é elétrico.
O modelo GD10 da Takamine é ideal para quem busca a sonoridade mais limpa e orgânica do instrumento. Isso porque é um modelo acústico, ou seja, não tem os aparatos eletrônicos para ser ligado em amplificadores e caixas de som.
Mas é a melhor opção para quem busca o timbre encorpado e potente de um bom violão acústico, com todo o padrão de qualidade da Takamine. Construído em mogno, com braço em jacarandá, é um violão bastante robusto.
Com ótimo custo-benefício, é um instrumento bem acabado em cada detalhe. Tem um belíssimo acabamento fosco na cor natural e excelentes tarraxas blindadas, que irão te garantir uma afinação precisa.
Para que serve o violão Takamine?
Como vimos até aqui, a Takamine é uma das melhores marcas de violão, reconhecida em todo o mundo. Possui uma linha completa de instrumentos de alto padrão, para os músicos mais exigentes.
Com isso, podemos afirmar com toda a certeza que o violão Takamine serve para todas as necessidades do músico, desde para os estudos e ensaios em casa até para as grandes apresentações ao vivo.
Ao investir em um violão Takamine, você tem a certeza de levar para casa um instrumento de nível profissional, que também irá fazer bonito nas gravações em estúdio.
São instrumentos completos e versáteis, que acompanham com perfeição cada momento e necessidade do músico e que vão elevar a um outro patamar a sua arte.
Listamos alguns dos melhores cursos de violão online no nosso site.
Como escolher o melhor violão Takamine?
Apesar de todas as altíssimas qualidades já citadas aqui dos violões da marca Takamine, na hora da escolha, você deve observar alguns fatores que variam de acordo com o seu gosto pessoal.
Todos são ótimas opções, mas claro que há aquela que vai se encaixar melhor ao seu estilo. Para que não restem dúvidas, vamos listar alguns tópicos abaixo que certamente irão te ajudar na escolha ideal.
Formatos de Violão
Esse é um ponto que, além da sonoridade, também influencia diretamente na tocabilidade.
Para os que não abrem mão do conforto, os modelos clássico e flat (mais finos) são os mais indicados. Em relação ao timbre, eles possuem sonoridade mais suave, e, por isso, são indicados para estilos mais leves, como o pop, samba e MPB.
Já os formatos folk e jumbo são os de maior caixa acústica, aqueles que, apesar de ter uma pegada menos confortável, impressionam pela potência do som e o timbre marcante e vibrante. São perfeitos para o rock e o sertanejo.
Violão Acústico ou Elétrico
Aos amantes da sonoridade mais pura e clássica do violão, o formato acústico é o que certamente mais irá agradar. Seu som vem exclusivamente da vibração das cordas na caixa acústica do violão, e, quando falamos em Takamine, a qualidade do material utilizado na fabricação do instrumento traz consigo um timbre de impressionante qualidade.
Porém, o modelo acústico não pode ser ligado diretamente nos amplificadores e caixas de som. Para ser usado em shows ou gravações, será preciso usar um microfone externo — o que nem sempre é uma tarefa muito fácil, e aí pode se perder boa parte dessa qualidade sonora.
E é aí, nos shows e grandes apresentações, que entram os violões elétricos. Eles possuem captadores e equalizadores que irão elevar seu violão a uma nova potência, quando plugados.
Vale lembrar que a Takamine se diferencia pelos seus captadores exclusivos, com ótima qualidade sonora e timbres bastante versáteis.
Tipos de cordas para violão
A escolha das cordas deve ser feita tendo em mente o estilo musical que você quer tocar.
Se você busca por uma sonoridade mais suave, como a do samba, MPB, bossa-nova, pop e música clássica, as cordas de nylon são a melhor opção. Elas também são as mais confortáveis de serem tocadas, por exercerem menor tensão no braço do instrumento.
Já para quem quer um timbre mais potente e vibrante, as cordas de aço são as indicadas. São perfeitas para o blues, rock e o sertanejo.
Materiais de um violão
A qualidade da madeira é fator determinante para a excelência do som de um violão e também para sua melhor resistência.
Violões de alto padrão, como é o caso dos fabricados pela Takamine, usam madeiramento de ótima qualidade, como mogno, spruce e o jacarandá. São violões que durarão por toda uma vida.
Você também deve ficar de olho na qualidade das tarraxas. A melhor escolha são as blindadas, que irão proporcionar uma afinação segura e precisa.
Por último, atente-se para as características da captação elétrica. Quanto mais bandas de equalização, melhor.
Cutway
O cutway nada mais é que um corte diferenciado na madeira da parte inferior do corpo do instrumento. Mas vai muito além da questão estética.
Esse formato possibilita que o músico alcance as notas mais agudas do braço do instrumento. Para quem gosta de solar ao violão, é um diferencial e tanto!
Tipos de tampo de violão
São dois: o sólido e o laminado.
O sólido é o modelo utilizado nos melhores violões. Sua construção, inteiriça, é mais detalhada e oferece um timbre muito mais vibrante e potente. Com essa qualidade superior, os valores desse modelo também são mais elevados.
Os tampos laminados foram planejados, justamente, para oferecer maior economia na fabricação dos instrumentos. Modelos de menor valor utilizam essa técnica de construção, que consiste em utilizar madeiras laminadas, que são prensadas e depois coladas para dar forma ao violão.
Os laminados são mais baratos, mas perdem em qualidade e potência sonora.
Controles principais de um violão
Modelos de violão eletroacústico de melhor qualidade vêm equipados não apenas com os captadores, mas também com pré-amplificador e equalizadores.
Eles permitirão maior versatilidade, com diversas opções de regulagem do som do instrumento quando estão ligados às caixas de som ou aos amplificadores. Quanto mais bandas de equalização, mais versátil será a sonoridade do instrumento.
Modelos com controles mais completos vêm acompanhados, ainda, de afinadores, que facilitam muito o dia a dia do músico.
Sonoridade e pegada do músico
Se por um lado todos os violões têm suas características próprias, na outra ponta temos os músicos, cada qual também com sua própria pegada e sonoridade.
Nunca um violão soará da mesma maneira em mãos de músicos diferentes. E isso é bom! Afinal, cada um deve livremente expressar sua arte de forma pessoal. Cada músico tem que ter a sua marca!
A sonoridade e a pegada, no entanto, vão se aperfeiçoando cada vez mais ao longo da jornada de um músico. Por isso, nunca deixe de estudar e buscar evolução.
Perguntas Frequentes
Chegou até aqui com dúvidas? Então siga nos acompanhando abaixo que vamos esclarecer outros pontos importantes.
Qual a madeira do violão Takamine?
Os violões da Takamine são construídos com madeiras de altíssima qualidade, proporcionando, além de ótimo timbre, excelente resistência.
Seus tampos são produzidos em spruce (ou abeto, nome no Brasil), que garantem ótima ressonância acústica.
Junto ao abeto do tampo, são utilizadas no corpo madeiras como o mogno, maple e o jacarandá. São madeiras conhecidas por extraírem a melhor reverberação das cordas do instrumento.
O mogno e o maple também são utilizados no braço do violão, com acabamentos detalhados e suaves, que garantem maior conforto ao tocar.
Já as escalas são construídas em jacarandá ou na madeira chilena laurel, que favorecem uma ótima pegada ao instrumento.
Qual a melhor série de violão Takamine?
Se você busca os violões da linha top da Takamine, procure pelos modelos eletroacústicos que vêm acompanhados do equalizador TK-40D, o mais completo e versátil da marca.
Qual é a melhor marca de violão?
Se levarmos em consideração que a Takamine produz, hoje, exclusivamente violões, podemos dizer que ela é a melhor marca, reconhecida mundialmente.
A dedicação exclusiva aos violões garante a busca constante pelo aperfeiçoamento de seus instrumentos.
Marcas como Fender e Gibson também têm violões de altíssimo padrão, mas vale lembrar que o forte dessas marcas são mesmo as guitarras.
Qual o melhor violão para profissionais?
Takamine, assim como Fender e Gibson, são as mais indicadas para os profissionais. Com elas, você terá a melhor qualidade sonora, tanto para apresentações ao vivo como para gravações.
Um músico profissional merece ter um instrumento de alto padrão em suas mãos.
Veja nosso artigo completo com os melhores violões profissionais do mercado.
Qual a melhor marca de violão clássico?
A Di Giorgio é altamente reconhecida por se dedicar com exclusividade aos violões de formato clássico.
É referência quando falamos nesse tipo de instrumento, apresentando também um ótimo custo-benefício.
Qual marca de violão é boa e barata?
Apesar da Takamine ter ótimos violões com preços bastante atrativos, há ainda outras opções no mercado para quem procura por valores ainda mais acessíveis.
Quando o assunto é violão bom e barato, a Giannini é uma ótima opção, com diversos modelos em seu portfólio — para todos os gostos, e bolsos.
Conclusão: Qual o melhor violão Takamine?
Entre os modelos apresentados aqui neste artigo, não há como não destacar o modelo GN75CE — o quarto dessa lista — como o melhor violão da Takamine.
É o sonho de consumo de muitos músicos, com seu altíssimo padrão de construção e um visual impressionante.
Possui o timbre mais potente e versátil dos modelos da Takamine aqui apresentados.
Melhor em custo-benefício
O modelo GC3CE da Takamine é a melhor opção em custo-benefício. Isso porque, custando apenas um pouco mais do que os modelos de entrada da fabricante, ele vem acompanhado com o pré-amplificador TK-40D, que garante uma captação elétrica mais versátil e de maior qualidade.