As 11 Melhores Guitarras com Bom Custo-benefício de 2024!

Muitos músicos iniciantes podem pensar que instrumentos de qualidade são caros, mas nem sempre isso é verdade. Embora existam itens com preços exorbitantes, há muitas guitarras com bom custo-benefício no mercado para quem não quer gastar muito.

Nesta lista, escolhemos 11 guitarras que valem a pena e têm muito som a mostrar mesmo com valores mais baixos que modelos de marcas mais famosas ou signature. Avaliaremos o timbre, o valor, a construção e todos os fatores que possam ser um diferencial a favor ou contra na hora da escolha.

Melhor Guitarra com bom Custo-benefício
Guitarra elétrica Olympic white MG-30 Memphis

Prós 
✅ Timbre brilhante
✅ Preço competitivo
✅ Bom material
✅ Braço em maple
✅ Tarraxas semiblindadas.

Contras
🚫 Construção sem tanta qualidade quanto de outras no mesmo nível.

A Memphis é uma marca secundária pertencente à Tagima, tradicional construtora de instrumentos musicais brasileira. Para competir entre iniciantes e músicos amadores, ela vem com esta MG-30 Stratocaster.

Este modelo é construído em basswood com o braço em maple, com tarraxas semiblindadas. Por ser de segunda linha, não tem uma construção muito confiável, assim o  usuário precisa redobrar a atenção durante a manutenção e o armazenamento.

O preço dela é bem competitivo, sendo um excelente instrumento de entrada. Os captadores são três single coil, conhecidos por darem um som mais brilhante aos timbres. É uma guitarra versátil, que pode servir para diversos ritmos.

Segunda Melhor Escolha
Guitarra elétrica Sunburst MG-30 Memphis

Prós 
✅ Visual clássico de modelos históricos
✅ Braço em maple resistente
✅ Boa sonoridade
✅ Preço em conta.

Contras
🚫 Nem todos os modelos vêm com a construção perfeita.

A Sunburst MG-30 da Memphis é mais uma escolha excelente para iniciantes e para aqueles com orçamento apertado. O diferencial é a cor clássica Sunburst, que simula o visual de alguns modelos clássicos do rock.

Os três single coil de fabricação nacional seguram um timbre apenas razoável, mas, com alguma prática na configuração dos captadores, é possível tirar um som muito bom.

Com o onipresente basswood na construção e madeira maple no braço, tem uma construção resistente e, se bem cuidada, a guitarra poderá durar anos e aguentar muitos shows.

O preço é bem em conta. Alguns modelos não vêm em perfeitas condições, sendo necessária uma visita ao luthier para a regulagem.

Conheça as melhores guitarras do mercado no nosso site.

Guitarra elétrica Fiesta red MG-30 Memphis

Prós 
✅ Construção boa;
✅ Preço competitivo;
✅ Visual diferente.

Contras
🚫 Difícil timbrar para iniciantes.

Seguindo com os modelos Stratocaster da linha Memphis, a MG-30 Red Fiesta proporciona maciez e ergonomia sem pesar muito no bolso do usuário.

O escudo em mint green dá um visual mais único ao modelo. As madeiras são tília (ou  basswood) no corpo e maple no braço, uma combinação bem comum nas guitarras Memphis. O material usado torna o preço bem em conta para quem quiser começar no mundo das seis cordas.

Os captadores são três single coil. O do braço pode ser um pouco difícil de configurar, ficando muito agudo algumas vezes.

Guitarra elétrica Tagima - TG 500 MGY DF MG

Prós 
✅ Corpo diferenciado
✅ Preço razoável para instrumento de entrada
✅ Bons timbres para o que se propõe

Contras
🚫 Braço em madeira laminada pouco resistente.

Para competir na faixa de preço mais em conta, a Tagima veio com a TG 500 MGY DF MG, com a tradicional madeira basswood no corpo e ácer na gola. O braço é feito em technical wood, uma espécie de laminado que não colabora muito com a resistência.

O preço disputa em pé de igualdade com a concorrência, embora a própria Tagima tenha modelos melhores com custo similar. O corpo vem em dourado metálico, bom para quem se interessa por cores diferentes para se diferenciar no palco ou em vídeos para redes sociais.

Já a sonoridade, embora não seja o destaque, também não compromete a experiência de quem toca, seja estudante ou um músico que toque em locais pequenos.

Guitarra elétrica Tagima - TG 510 BK

Prós 
✅ Captador Humbucker
✅ Timbres mais potentes
✅ Tarraxas blindadas e cromadas com maior vida útil.

Contras
🚫 Braço em Technical Wood frágil.

Esta guitarra da Tagima é um pouco mais cara, mas alguns aspectos compensam. O primeiro deles é o captador da ponte, um Humbucker, diferente dos tradicionais single coil que vêm com os modelos Stratocaster. Caso opte por ele na hora de tocar, o timbre ficará mais volumoso, recomendado para estilos mais pesados.

O segundo aspecto são os materiais de construção. As madeiras são o tradicional basswood no corpo e Technical Wood no braço. O laminado afeta um pouco a construção, que ainda conta com tarraxas blindadas cromadas, o que aumenta seu tempo de duração.

Guitarra Strato STS-100 Preto STRINBERG

Prós 
✅ Braço em maple mais resistente;
✅ Preço competitivo;
✅ Modelos bem acabados de fábrica.

Contras
🚫 Timbre não muito trabalhado.

Pertencente à Stringerg, marca nacional bem conhecida, a Strato STS-100 é um modelo feito com os tradicionais basswood na construção do corpo e maple no braço, madeira que o torna bastante resistente.

Conta com três captadores single coil. É uma guitarra bem confortável e com boa tocabilidade, o que ajuda quem está começando.

Em relação ao valor, a guitarra encontra-se na média, variando entre os portais e lojas que você pesquisar. O timbre é básico. Embora não seja brilhante, também não chega a atrapalhar quem não tem um ouvido super treinado.

Descubra qual é a melhor guitarra para iniciantes no nosso artigo.

Guitarra elétrica TG-510 Metallic blue Woodstock Series Tagima

Prós 
✅ Captador Humbucker
✅ Visual diferente

Contras
🚫 Preço acima de outros modelos para iniciantes.

A Tagima vem com este modelo um pouco mais caro mas com alguns diferenciais de concorrentes na mesma faixa de preço. De início, a TG-510 conta com um captador Humbucker na ponte, o que gera timbres mais cheios e agressivos, além dos dois single coil no meio e do braço.

A construção é semelhante a outros modelos da marca, vindo com madeira tília no corpo e maple no braço, com uma construção de bom acabamento. Toda em azul, isso pode ser um diferencial para quem curte cores diferentes, uma característica comum das Stratocasters.

Guitarra elétrica Black MG-30 Memphis

Prós 
✅ Preço competitivo
✅ Timbres agradáveis

Contras
🚫 Aparenta ser um pouco frágil.

Esse modelo Stratocaster da Memphis também vem equipado com três captadores single coil da própria marca. Como toda Stratocaster, você pode personalizar quais dos captadores serão usados na hora de tocar.

Com um bom timbre, o preço se encaixa naquilo que os iniciantes procuram, oferecendo uma qualidade aceitável por um custo baixo. Como é feita em linha de produção, pode apresentar alguns problemas na construção, mesmo contando com as madeiras tília no corpo e maple no braço.

Analisamos as guitarras boas e baratas para você no nosso site.

Guitarra elétrica TG-530 Black Woodstock Series Tagima

Prós 
✅ Construção bem acabada e resistente
✅ Braço em maple
✅ Timbre bom para um modelo básico.

Contras
🚫 Preço mais alto que instrumentos semelhantes

Uma guitarra simples que não oferece muito em relação às concorrentes por um preço um pouco maior. Os timbres dos três single coils são o básico de guitarras nessa faixa de preço, o que acaba não compensando o valor.

A construção em tília é mais bem acabada que as outras. Mas, caso você opte por um modelo um pouco mais barato e tome cuidado na manutenção e armazenamento do instrumento, não terá problemas. O braço em maple garante que a guitarra será forte em relação à pressão das cordas.

Guitarra elétrica TW-55 Butterscotch Woodstock Series Tagima

Prós 
✅ Timbres agudos bonitos
✅ Madeira específica para o modelo
✅ Confortável de tocar

Contras
🚫 Pouco versátil para um iniciante testar timbres

A única guitarra modelo Telecaster da lista vem dois single coils, permitindo três posições para captar o som. O design da Tele não é dos mais populares, com a maioria preferindo a Strato. Porém, as telecas, como são carinhosamente chamadas por muitos, tem uma longa história em diversos gêneros musicais, como o rock e o jazz.

O material do corpo é poplar, uma alternativa à onipresente madeira basswood, que é resistente e geralmente garante o timbre mais estalado comum nas telecasters. Como  tem dois single coils, não tem tanta versatilidade como um modelo Strato. Porém, os agudos característicos do modelo estão bem representados com os captadores disponíveis.

O preço é um pouco alto em relação à concorrência, e caso você não seja fã do modelo Telecaster é preferível escolher um instrumento com mais opções de sonoridade. O conforto é outro destaque, com um encaixe excelente para iniciantes.

Guitarra elétrica TG-530 Surf green Woodstock Series Tagima

Prós 
✅ Três single coils
✅ Bons timbres
✅ Versatilidade
✅ Madeiramento elegante

Contras
🚫 Preço acima da média

A última guitarra é um modelo Tagima Stratocaster que vem com uma pintura em azul bebê. Os três single coils padrões estão lá, oferecendo os bons timbres que a marca nacional costuma oferecer. Isso possibilita ao músico bastante versatilidade para tocar vários ritmos.

A madeira em basswood e o braço em maple bem construídos mostram que a Tagima procura manter a qualidade de seus produtos para iniciantes. O preço é um pouco acima. Dependendo do seu orçamento, talvez seja melhor optar por outro modelo.

Leia também nosso artigo com os violões profissionais mais tops do mercado.

Para que serve a Guitarra?

Depende do estilo musical que você irá tocar e qual o seu propósito musical. Como são instrumentos de cordas, é possível criar harmonias e solos na guitarra, mas, em alguns gêneros, o guitarrista pode tocar apenas a base, limitando-se a acordes na sua parte de execução.

Por que ter uma guitarra?

Aprender a tocar um instrumento musical traz diversos benefícios à memória e à saúde como um todo. Além disso, caso você não seja um profissional, poderá reunir amigos que tocam outros instrumentos e curtir momentos inesquecíveis tanto compondo músicas autorais quanto homenageando grandes artistas ao tocar seus sucessos.

Como surgiu a guitarra?

As guitarras elétricas são originalmente adaptações dos violões, e suas primeiras versões tentavam emular o som e a dinâmica do instrumento mais velho. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de mais potência e diferenciais nos timbres.

Como não era mais necessária a ressonância do corpo como num violão tradicional, passaram a ser usados corpos maciços de madeira e foram colocados captadores para reproduzir o som.

Como Escolher a Melhor Guitarra custo-benefício?

É preciso avaliar sua construção e o timbre que mais agrada a quem vai tocar. Os modelos mais básicos quase sempre são feitos de basswood, ou tília, madeira com valor mais baixo, mas que, a depender de sua construção, pode oferecer uma sonoridade bastante interessante.

Confira os preços também, pois existem no mercado modelos semelhantes cujos valores são bem diferentes.

Escolha a melhor guitarra com bom custo-benefício conforme o tipo

Geralmente, os instrumentos mais em conta são construídos com madeira tília. Dê preferência a eles caso o braço for em maple, uma madeira mais resistente que irá sofrer com a pressão das cordas.

Escolha a melhor guitarra com bom custo-benefício de acordo com o modelo

Avalie o preço e o som que você busca, que difere de acordo com os modelos de captadores e a montagem. A forma como o braço é colado no corpo também é um diferencial. Procure pequenas falhas que podem causar problemas adiante.

Procure saber sobre o material do corpo e braço da melhor guitarra custo benefício que está procurando

As guitarras mais em conta são fabricadas com tília, um tipo mais barato de madeira. Mesmo sendo de baixo custo, a basswood, como também é conhecida, tem muita qualidade. Dependendo da construção, pode oferecer bons timbres e muito conforto na hora de tocar.

Veja o tipo de captador que a guitarra com bom custo-benefício tem

Em sua maioria, as guitarras mais baratas são compostas com três single coil, que também são utilizados com uma qualidade superior em instrumentos mais caros.

Procure uma guitarra com bom custo-benefício de uma marca bem recomendada

Uma recomendação é testar em lojas ou com amigos que tenham o modelo similar ao que você pretende comprar. Veja a construção, a elétrica por dentro, se as conexões são bem soldadas. Toque um pouco também e perceba as mudanças nas posições dos captadores e os diferentes modelos (humbucker e single coil).

Perguntas Frequentes

Qual é a melhor marca de guitarra?

As marcas de guitarra mais famosas do mundo são a Fender e a Gibson, e, geralmente, seus instrumentos são de um valor mais alto, de modo que iniciantes e músicos mais humildes não costumam estar dispostos a pagar por instrumentos dessas marcas.

Entre os modelos mais básicos, Tagima e Strinberg vêm com boas opções. Essas empresas oferecem guitarras confortáveis, com boa tocabilidade e timbres com excelente qualidade, com o diferencial de preços mais em conta.

Qual é o preço de uma guitarra boa?

O preço de uma guitarra boa para iniciantes varia entre R$700 e R$1000. Pesquise bastante, pois esta variação de preço pode ocorrer com um mesmo modelo de loja para loja ou de site para site.

Qual a guitarra ideal para iniciantes?

Uma guitarra modelo Stratocaster é em geral a mais recomendada. Como é mais versátil que outros modelos, geralmente contando com três captadores single coil ou dois single coil e um Humbucker, torna-se mais versátil. Dessa forma, as Stratocaster se adaptam a diversos ritmos e gêneros musicais.

Como saber se a guitarra é boa?

Para escolher uma guitarra boa, é preciso avaliar o material com que ela foi construída, os periféricos (tarraxas, captadores) e ouvir o timbre. A parte da sonoridade muitas vezes é pessoal, portanto, se um guitarrista prefere o som de um captador single coil, outro irá preferir um Humbucker.

É sempre possível trocar a maioria das peças por outras de preferência ou de mais qualidade. Caso você não saiba executar, recomenda-se levar a um luthier especializado para que ele realize essas e outras mudanças que você queira.

Qual é a diferença de uma guitarra elétrica e acústica?

Existem várias diferenças entre modelos de guitarra elétricos e acústicos. Algumas das principais são o corpo, que é sólido no tipo elétrico, enquanto na acústica há uma caixa de ressonância semelhante à do violão. Essa variação causa bastante diferença nos timbres.

Conclusão: Qual a melhor guitarra custo-benefício?

Para quem está iniciando, uma MG-30 da Memphis é uma excelente opção, aliando preço e boa qualidade, com material excelente e timbre brilhante.

Deixe um comentário