11 Melhores Flautas Transversais de 2024

A flauta transversal é um instrumento melódico perfeito para se tocar em orquestra. Por isso, se você busca uma flauta para você, está no lugar certo!

Escolher uma flauta transversal pode ser difícil, tendo em vista os inúmeros modelos e marcas disponíveis no mercado.

Pensando nisso, fiz uma lista das 11 Melhores Flautas Transversais de 2024. Depois de ler esse artigo até o final, você conseguirá escolher a melhor flauta transversal.

Melhor Flauta Transversal
Flauta Transversal C YFL 222 Yamaha

Prós 
✅ Seu material é de alta qualidade
✅ É resistente e duradoura
✅ O som é bem limpo
✅ Acompanha acessórios
✅ É de fácil execução
✅ Profissional.

Contras
🚫 Tem alto custo.

A Flauta Transversal YFL-222 é um modelo de alta qualidade, muito indicado para profissionais. Ela proporciona uma ótima qualidade de som e uma alta durabilidade, pois é feita de níquel e prata.

Ainda falando em durabilidade, suas chaves são resistentes à corrosão. As molas também são bem duráveis, mesmo sendo finas.

Essas molas e parafusos são de aço inoxidável e garantem resistência a qualquer tipo de desgaste. Ah, ela tem um sistema de chave fechada conhecida como “Böhm”, que garante conforto aos dedos. Com esse sistema, as notas sairão 100% limpas, sem qualquer vazamento.

Ela está equipada com excelentes recursos que facilitam a execução, como a chave sol. A chave sol é do tipo offset, ou seja, não é completamente alinhada com as outras chaves. Por ser bastante ergonômica, ela é bastante confortável de tocar.

Ajudando ainda mais o tocador, ela conta com o Mi (E) mecânico, que facilita a produção da terceira oitava do Mi. Outra vantagem é que ela emite um som muito limpo e nítido, sendo bem fácil executar cada nota.

A flauta vem acompanhada com um estojo para você armazená-la com segurança. Seu preço é um pouco alto, sendo uma desvantagem para muitos usuários. 

Por fim, ressalto que esse modelo apresenta o pé da flauta em Dó ( C ). Isso significa que a nota mais grave que a flauta pode alcançar é o Dó. 

Boa e barata
Flauta Transversal HARMONICS C HFL-5237S

Prós 
✅ Acompanha acessórios
✅ Alta durabilidade
✅ Feito de material de qualidade
✅ Som limpo
✅ Ótimo custo-benefício
✅ Confortável para tocar.

Contras
🚫 Estojo não é das melhores qualidades
🚫 Um pouco pesada.

Se você busca uma flauta transversal com menos da metade do preço da anterior, essa é uma ótima opção. A Flauta Transversal Harmonics HFL-5237S é um modelo perfeito para iniciantes, mas não deixa de ser indicada para profissionais.

A flauta é construída com aço inoxidável, que te permite desfrutar do produto por muitos anos. Toda a sua estrutura é composta por aço, incluindo as molas e os parafusos.

Revestida com acabamento prateado, ela tem um belo visual e ainda é resistente à corrosão. 

Outro ponto a se notar é que suas sapatilhas são importadas e, por isso, de melhor qualidade, aumentando seu tempo de vida útil.

A Flauta Soprano Harmonics HFL-5237S é do tipo francês, ou seja, são 16 chaves ocas, acompanhadas com silicone removível. Dessa forma, você pode usar como preferir, com as chaves abertas ou fechadas com o silicone.

Sua qualidade de som é muito boa e possui uma afinação em Dó ( C ). Ah, possui também um mecanismo que torna mais confortável tocar o Mi na terceira oitava. 

O offset (chave de sol) não é alinhado, mas isso não atrapalha o dedilhar. Por fim, ressalto que ela é um pouco pesada, tendo em torno de 1Kg.

Analisamos para você a melhor flauta para iniciantes do mercado.

Com timbre equilibrado
Flauta Vogga VSFL701N

Prós 
✅ Som limpo
✅ Leve
✅ É de fácil execução
✅ Tem um ótimo custo-benefício
✅ É resistente
✅ Acompanha acessórios.

Contras
🚫 Em dias frios, a flauta não pega afinação exata.

O modelo VSFL701N é bem similar ao HFL-5237S da Harmonics, sendo apenas um pouco mais caro. Ressalto que não vi diferença na qualidade de som entre as flautas, ambas são excelentes. 

Entretanto, a flauta VSFL701N tem um sistema de chaves mais macio, o que torna a execução das notas mais rápida, pois não é necessário apertar muito os dedos nas chaves. 

Com afinação em Dó ( C ), essa flauta é outra excelente opção para quem está iniciando na flauta transversal. 

A flauta vem acompanhada por um estojo para armazenar o instrumento, possuindo almofadas macias para não correr riscos de arranhar. Não parando por aí, conta com uma agulha de limpeza e um paninho.

O alinhamento da chave de sol é offset, posicionado mais para frente que as demais chaves. Já o sistema de chaves é Boehm, com chaves todas fechadas, não permitindo nenhum vazamento.

Seu acabamento é niquelado, fabricado em aço inoxidável, incluindo as chaves e as molas, que garantem uma alta durabilidade e resistência. 

A marca Vogga oferece instrumentos para os mais variados gostos. Embora não tenha uma avaliação no site Reclame Aqui, garantimos que essa marca é bem segura e confiável devido ao seu tempo de atuação no mercado (mais de 15 anos).

A flauta VSFL701N  tem um som bem limpo, é de fácil execução e apresenta um timbre bem equilibrado. Ela atinge todas as notas com muita clareza, incluindo o Dó grave. 

Esse modelo possui um pé em Dó, alcançando apenas até a nota Dó mais grave. Em dias muito frios, pode ser que a flauta desafine um pouco. 

Por fim, ressalto que ela é bem leve (440g), sendo mais leve que as flautas transversais anteriores.

A marca oferece 90 dias de garantia do produto.

Niquelada com muitos acessórios
Flauta Transversal Halk Em C 16 furos

Prós 
✅ Acompanha acessórios
✅ Ela é resistente
✅ Emite um som limpo
✅ É confortável de tocar
✅ Tem ótimo acabamento.

Contras
🚫 A alça do estojo é frágil
🚫 Um pouco pesada.

Trouxe mais um modelo de flauta com kit completo. Mas, diferentemente das outras flautas, essa aqui possui um acessório a mais: o lubrificante, que permite que você monte a flauta com mais facilidade.

Outros acessórios adicionais que acompanham o produto são: chave para regular parafusos, flanela e agulha de limpeza. Ah, sem falar que seu estojo também é diferente dos demais, sendo bem resistente.

A flauta da Hank é ótima para diversas ocasiões. Ela tem um som bem harmônico e limpo, ressoando todas as notas limpas, sem vazamento de ar.

São 16 furos fechados, que possuem um mecanismo próprio para te ajudar na execução de nota Mi da terceira oitava. Essa função é o Mi mecânico.

A afinação dela é em Dó e possui um pé que alcança até a nota Dó mais grave. Notei apenas duas desvantagens no produto: a alça do estojo é um pouco frágil, e a flauta é um pouco pesada, tendo 1,2kg.

Mais barata
Flauta transversal C-tune Kerrey

Prós 
✅ Tem alta durabilidade
✅ É de fácil execução
✅ Emite som limpo
✅ É de ótima execução e precisão das notas
✅ Acompanha acessórios
✅ Tem ótimo custo-benefício.

Contras
🚫 Parafusos afrouxam com o tempo.

Para quem busca pela flauta de melhor custo-benefício, essa é a escolha certa. Ela é a mais barata da lista, sendo indicada para iniciantes.

Graças ao Mi mecânico, você não terá mais dificuldades de executar o Mi agudo. As notas não exigem força para serem emitidas.

A flauta produz um som bem rico e brilhante e tem uma afinação em Dó. O acabamento niquelado permite que o som saia bonito e sem falhas.

Possui 16 chaves em um pé em Dó. Isso significa que a nota mais grave dessa flauta é o Dó. 

O sistema de chave sol é offset, sendo desalinhado com as demais chaves. 

Além disso, ela acompanha uma flanela para realizar a limpeza do produto. Não parando por aí, ainda possui agulha para você colocar a flanela e limpar a flauta por dentro.

Vale ressaltar que, com o tempo, os parafusos das chaves vão soltando. Se perceber vazamento no som ou falha, verifique se as sapatilhas estão tampando bem o buraco. Caso não estejam, algum parafuso pode estar frouxo.

Com cores diferentes
Flauta transversal TSTS

Prós 
✅ Tem alta durabilidade
✅ Várias opções de cores
✅ É de fácil execução
✅ Emite som limpo
✅ Acompanha acessórios
✅ Tem preço acessível.

Contras
🚫 Estojo de baixa qualidade.

Para quem gosta de cores e deseja uma flauta que tenha uma cor não tradicional, este modelo é a melhor opção. E o melhor de tudo é que, além de ter ótima qualidade e som limpo, ela ainda tem um preço bem acessível.

Ela foi feita pensando naqueles que são iniciantes na flauta. A marca disponibilizou modelos de diversas cores, entre elas: dois tipos de rosa, preto, vermelho, bege, laranja e prata. 

Seu material é de cobre branco, que também é muito resistente. Ela é bem robusta e, por conta disso, acaba sendo um pouco pesada (1,5 kg). Se der problema, você terá suporte profissional dos colaboradores da marca.

A flauta emite um som melodioso e possui uma afinação em Dó. Ah, e ela também é conhecida como flauta soprano com pés em Dó.

O desalinhamento de seus furos chave é offset. O mecanismo Mi também está presente nessa flauta, tornando mais fácil tocar a terceira oitava.

O modelo tem uma afinação muito precisa, com 16 teclas, permitindo atingir notas graves e agudas bem definidas.

Esse modelo também inclui estojo, pano de limpeza e agulha de limpeza. Ressalto que o estojo não é de boa qualidade, poderia ser bem melhor.

Flauta Transversal C FL03S Eagle

Prós 
✅ É de fácil execução
✅ É resistente
✅ Ótimo acabamento
✅ Som limpo
✅ Acompanha acessórios.

Contras
🚫 Preço relativamente alto
🚫 Não acompanha chave para regulagem de parafuso.

Se você é iniciante ou profissional e está em busca de uma flauta transversal barata e boa, essa é uma ótima opção. Considero o som desse modelo ainda mais limpo que o do anterior.

Esse instrumento é construído em aço inoxidável e possui um lindo acabamento niquelado brilhante. Além disso, a durabilidade e resistência são garantidas, mas é claro que você deve tomar os devidos cuidados.

O instrumento produz um som lindo e uma afinação perfeita em Dó. A Eagle FL03S também é uma flauta soprano com pés em Dó.

Ela conta com alinhamento das chaves do tipo offset. Possui também um mecanismo de Mi, que permite uma execução mais fácil na terceira oitava.  

Com 16 chaves, ela tem uma afinação bem precisa, sendo fácil atingir com clareza as notas graves.

Assim como a flauta anterior, esse modelo também acompanha um estojo, uma flanela e uma agulha para limpeza. Ela não acompanha a chave de fenda para regulagem de parafusos.

Flauta Transversal C FL03N Eagle

Prós 
✅ É resistente
✅ Ótimo acabamento
✅ O som é limpo
✅ Ótimo custo-benefício
✅ Acompanha acessórios.

Contras
🚫 Um pouco pesada.

O acabamento prateado e niquelado é um grande destaque, pois ajuda na resistência e melhora até mais de 25% da qualidade sonora. 

Ela vem com um estojo resistente para facilitar o transporte e manter a flauta segura. Possui também um pano de limpeza e uma agulha para realizar a limpeza da flauta.

Além disso, tem muitos benefícios a oferecer, como o alinhamento da chave de sol offset e o Mi mecânico. Com esses benefícios, você se sentirá mais à vontade e seguro para tocar. Além de confortável, as notas agudas são bem fáceis de emitir.

É um kit completo, que oferece uma ótima relação custo-benefício. Outra vantagem é seu Sistema de chaves Boehm, com chaves todas fechadas. O pé do instrumento só alcança até a Dó grave.

Ressalto que a marca Eagle é uma das melhores marcas de flautas do mercado. Sabendo disso, fique tranquilo ao comprar o produto, pois ele é de alta qualidade.

A única ressalva que notei é que ela é um pouco pesada (1,5kg).

Flauta Transversal De Níquel Prata De 16 Furos TSTS

Prós 
✅ É resistente
✅ Ótimo acabamento
✅ Tem ótima durabilidade
✅ O som é limpo
✅ Acompanha acessórios.

Contras
🚫 Um pouco pesada.
🚫 Preço relativamente alto.

Essa Flauta Transversal possui 16 furos fechados superconfortáveis para tocar. É uma ótima opção para flautistas profissionais que desejam ter um instrumento de qualidade. 

Seu preço está bem acessível em comparação com o de outras flautas profissionais. Porém, isso pode ser bem relativo.

É um instrumento semiprofissional, feito de prata e níquel, resultando em um design bonito e resistente. Seu revestimento também auxilia a ter uma execução de notas bem definidas e nítidas.

Outra característica dessa Flauta Transversal é o seu conjunto de funcionalidades, destinadas a facilitar a execução do flautista, como o Mi da terceira oitava, que possui uma chave apropriada para que o Mi agudo saia com facilidade.

Suas chaves de sol são desalinhadas com as demais. Isso proporciona um conforto ainda maior para suas mãos e dedos. 

A digitação de todas as notas são bem macias, pois as chaves se fecham com facilidade quando você posiciona os dedos.

Para armazenar a flauta com segurança, ela acompanha um estojo sem alça e de couro por fora. Esse é um ponto que a diferencia dos outros modelos, pois é ainda menor.

Uma desvantagem é que ela é um pouco pesada, tendo um total de 1500 gramas.

Flauta Transversal Soprano C YFL-212 YAMAHA

Prós 
✅ Tem alta durabilidade
✅ É bem resistente
✅ Emite som limpo
✅ É de ótima execução e precisão das notas
✅ Acompanha acessórios.

Contras
🚫 Alto custo.

Apresento aqui a Flauta Transversal Soprano YFL-212 da Yamaha. Essa marca entrega alta qualidade em todos os seus produtos e, com as flautas transversais, não seria diferente.

Esse modelo é bem moderno e ideal para iniciantes, profissionais e todos que desejam uma boa flauta. 

A YFL-212 incorpora funcionalidades que facilitam a execução das notas, além de dar mais conforto para a execução. Uma dessas funcionalidades é a chave de sol tipo offset, que garante um ajuste de mãos mais confortável. 

Possui também a função de Mi mecânico, que simplifica a reprodução da nota Mi da terceira oitava. Essa é uma grande vantagem para quem tem dificuldades de pegar o Mi agudo.

O modelo foi produzido em níquel com uma camada polida de prata. Além disso, por possuir molas e parafusos de aço inoxidável, a durabilidade é ainda mais alta, sendo resistente à corrosão.

Com suas 16 chaves, ela possui um sistema de chave fechada Boehm, que permite mais conforto para as pontas dos dedos. Ah, e o pé da flauta é em Dó.

Por fim, vale ressaltar que ela tem um som perfeito, garantindo muita precisão nas notas e em sua execução. Além disso, ela ainda acompanha uma agulha de limpeza, um estojo e um paninho.

Flauta Vogga VSFL702N

Prós 
✅ Tem alta durabilidade
✅ É bem resistente
✅ É de fácil execução
✅ Ótimo timbre
✅ É leve
✅ Emite som limpo
✅ É de ótima execução e precisão das notas
✅ Acompanha acessórios.

Contras
🚫 Parafusos podem afrouxar com facilidade.

A flauta Vogga VSFL702N está entre as melhores flautas transversais para iniciantes, pois é um modelo simples de alta qualidade. Ela é um modelo com preço superacessível e, mesmo assim, entrega muita qualidade.

Essa flauta é equipada com afinação e pé ajustável em dó. Todas as notas são bem fáceis de atingir, sem que elas falhem. 

Ainda falando em fácil execução, ela possui o famoso Mi mecânico, que ajuda a executar a terceira oitava com mais facilidade. Ah, e, para melhorar ainda mais o seu conforto, a flauta é super leve, pesando 440g.

Possui também um sistema de alinhamento da chave de som do tipo offset, que é o mais tradicional e mais usado.

Todos esses recursos ajudam os iniciantes a tocar suas primeiras músicas nesse instrumento. Vale ressaltar que a flauta transversal VSFL702N também é ótima para profissionais.

Ela é fabricada em aço inoxidável, material que garante resistência e durabilidade. Além disso, as sapatilhas são de ressonador metálico, permitindo uma melhor vedação dos buracos e uma maior durabilidade de uso.

Fique atento às chaves da flauta, pois elas podem afrouxar com facilidade e causar vazamento nas notas.

Por fim, devido ao acabamento prateado e à espessura da flauta, o timbre do produto é simplesmente perfeito. Ah, ele acompanha estojo, agulha de limpeza e pano.

O que é uma flauta transversal?

A flauta transversal é um instrumento musical geralmente feito de aço inoxidável. É um instrumento de sopro, exigindo uma embocadura específica. Este tipo de flauta é chamado de ‘transversal’, porque é tocado na posição horizontal. 

Como Escolher a Melhor Flauta Transversal

Se você busca uma flauta transversal para uso pessoal ou profissional, é importante escolher a melhor para você. E para te ajudar, darei algumas dicas de como fazer isso. Veja a seguir!

Sistema de Chaves

Existem dois tipos de sistemas de teclas de flautas transversais: o Boehm, que possui chaves fechadas, e o francês, que possui chaves ocas. Além disso, existe um instrumento com sistema de tonalidade dupla, que é produzido por algumas marcas e vem com chaves vazadas, acompanhadas por peças para vedá-las adequadamente.

Para selecionar uma flauta se baseando no sistema de chaves, baseie-se em suas preferências individuais. Se você é iniciante na flauta, seria melhor optar pelo sistema Boehm, pois é muito mais fácil para tocar.

Chaves de Sol

As chaves de sol das flautas transversais estão disponíveis em dois tipos de alinhamento: incline e offset. Em flautas incline, a chave sol fica alinhada com as outras chaves. A sua mão deve ficar um pouco inclinada, pois o dedo anelar tem que estar mais à frente, causando tensão na mão esquerda.

Ao contrário das flautas transversais incline, a flautas offset possuem a chave sol posicionada um pouco mais à frente do que as outras teclas, ou seja, ela não é alinhada. Nesta chave, você sentirá mais conforto, podendo tocar sem grandes dificuldades. Uma ótima escolha, não? Essa opção considero a melhor, pois proporciona mais conforto e facilidade na execução das notas.

Mi Mecânico

Escolher uma flauta com Mi mecânico vai facilitar muito para você. O Mi mecânico é uma chave exclusiva que ajuda a tocar a terceira oitava no Mi com mais facilidade.

Um Mi mecânico irá estabilizar a tonalidade da nota aguda, deixando-a mais nítida e limpa. Com ele, a execução das notas será mais fácil e precisa.

Acabamento

O acabamento da flauta também é importante, podendo ser niquelado ou prateado. Por mais simples que isso pareça, devo ressaltar que existem algumas diferenças entre elas.

Se você é iniciante, a melhor opção é uma flauta de níquel, pois é mais barata. De início, é importante investir menos, para ter certeza de que você irá gostar de tocar a flauta. A boa qualidade e robustez de uma flauta transversal niquelada podem durar vários anos.

As flautas transversais em prata são mais leves e possuem som mais encorpado. 

Ah, e você pode encontrar flautas douradas, de ouro e banhada a ouro, mas são bem mais caras.

Estrutura

Cheque a estrutura da flauta transversal, pois ela deve ter as seguintes partes: bocal, corpo e pé. O pé é a parte em que as notas mais graves são tocadas na flauta. O mercado possui flautas com dois tipos de pés: pé Dó e pé Si. Isso significa que alguns pés podem chegar até a nota DÓ mais grave e outras até a nota Si mais grave.

O bocal é onde você sopra para emitir o som. Algumas flautas acompanham dois ou mais tipos de bocais. Se você quiser mais bocais, veja se o modelo oferece. Já o corpo da flauta é onde são tocadas as notas médias e agudas. 

Qual a diferença entre a flauta doce e a flauta transversal?

A diferença entre elas é que a flauta doce se toca na vertical e a flauta transversal é tocada na horizontal. Além disso, a flauta transversal possui chaves, enquanto a doce possui buracos que devem ser tampados para emissão de som.

Por fim, a flauta transversal é algo mais profissional e emite um som mais limpo. A flauta doce é indicada principalmente para iniciantes, tanto na música quanto no instrumento.

Tipos de Flautas Transversais

Existem vários tipos de flauta transversal. Agora vou te mostrar todos eles. Veja a seguir:

Flautim (Piccolo)

O flautim é a menor das flautas transversais e é capaz de alcançar notas em uma oitava acima das flautas soprano. Ele é bastante utilizado em orquestras, podendo ser modelos feitos de madeira, metal e plástico. 

Ele é um instrumento melódico, perfeito para realçar melodia em orquestra.

Flauta soprano

Este tipo de flauta é a mais conhecida, pois é a flauta transversal tradicional. Sua afinação é em Dó ( C ), a melhor opção para os iniciantes. Ela é muito utilizada em diversas ocasiões, para uso pessoal e profissional.

Flauta contralto

A flauta contralto tem uma afinação em Sol. Ela é um pouco maior que a flauta soprano e produz um som mais rico. Ela é perfeita para harmonização da música, e é muito utilizada para peças contemporâneas.

Flauta Baixo

Essa flauta é ainda maior que a flauta contralto. Seu som é mais encorpado e aveludado, sendo um pouco similar ao de um violoncelo. Ela possui um bocal curvo e consegue alcançar notas graves com facilidade. Por fim, vale ressaltar que ela é ótima para produzir uma base harmônica e dá uma excelente profundidade sonora.

Flauta contrabaixo

A flauta contrabaixo é a maior de todas, sendo preciso apoiá-la no chão para tocar. Seu bocal é curvo e ela alcança as notas mais graves com muita clareza e precisão. Ela é um pouco pesada, e, devido a isso, às vezes necessita de uma alça para ser segurada.

Dicas para Conservação da Flauta Transversal

Assim como todos os instrumentos, as flautas transversais também necessitam de alguns cuidados, como:

  1. Deixe sempre a flauta armazenada no estojo da mesma.
  2. Não deixe a flauta em cima de sofá, cama etc.
  3. Não deixe a flauta exposta a altas temperaturas.
  4. Sempre limpe o bocal da flauta depois de tocar.
  5. Fique atento ao desgaste da sapatilha, caso contrário, irá atrapalhar a saída de som limpa.
  6. Limpe as sapatilhas colocando um papel entre elas e pressione as chaves para tirar quaisquer sujeiras.
  7. Deixe a rolha do porta-lábio na extremidade do bocal.

Qual a origem da Flauta Transversal?

A flauta é um dos instrumentos mais antigos. Vale ressaltar que algumas flautas de ossos foram encontradas em cavernas na Alemanha há cerca de 35.000 anos.

Sua história diz a respeito do ocorrido no período da idade da Pedra Polida. Lá um homem gostava de ouvir os cantos dos pássaros e começou a usar alguns objetos para produzir sons dos pássaros. 

As flautas eram como um apito. Depois de um tempo, passaram a ter mais furos e a serem de madeira e, hoje em dia, você encontra modelos de materiais ainda mais resistentes.

A flauta transversal, na forma que a conhecemos, surgiu em 1847. Um cientista, compositor e flautista alemão chamado Theobald Boehm foi quem a projetou. Ele criou um mecanismo de tonalidade das chaves para alcançar uma perfeita qualidade sonora.

Perguntas Frequentes

Qual é a diferença entre uma flauta transversal de iniciante e uma flauta profissional?

As flautas transversais de iniciantes geralmente são de níquel ou niquelado. Elas são altamente duráveis e com preços mais acessíveis e podem ser usadas até mesmo para tocar em eventos. Porém, a qualidade de som é um pouco inferior comparada à de modelos profissionais.

Quando se trata de flautas profissionais, elas geralmente são feitas de prata, ouro ou outros materiais de alta qualidade Elas são mais caras e permitem um melhor controle do timbre, dinâmica e articulação.

Como posso melhorar a afinação da minha flauta transversal?

Antes de responder a essa pergunta, é importante ressaltar que a afinação da flauta pode ser influenciada por mais de um fator. Ela pode ser influenciada pela temperatura do local, pela posição da sua boca no bocal e até mesmo pela própria flauta.

Para começar, é importante regular o bocal. Pegue um afinador e comece a soprar, afine sua flauta pela nota “Lá”. Se a afinação estiver baixa, é preciso empurrar o bocal mais para dentro. Caso a afinação esteja alta, é preciso puxar o bocal para fora até afinar.

Além disso, a embocadura e a pressão do ar também influenciam na afinação. Faça o teste soprando e mexendo a flauta na embocadura para ver a afinação correta.

Em dias frios, a afinação da flauta tem uma grande probabilidade de ser baixa. Por isso, é sempre importante ficar longe de ar condicionado ou ventiladores.

Qual é a diferença entre flauta C e flauta G?

A flauta Dó é muito utilizada como padrão em orquestras e outros grupos de música por possuir alcance médio. Por outro lado, a flauta Sol é maior em tamanho, o que exige mais espaço e cuidado para ser segurada nas mãos. Além disso, produz um som mais grave, cerca de um quarto mais baixo que o da flauta Dó.

Quais são as melhores marcas de flauta?

As melhores marcas de flautas transversais, muito conhecidas e elogiadas no mercado, são:

  • Yamaha
  • Júpiter
  • Eagle
  • Harmonics
  • Michael

Qual é a flauta transversal mais cara do mundo?

A flauta mais cara do mundo é a flauta Powell, número de série 365. Ela foi fabricada no ano de 1934 e foi vendida em leilão por US$187,000.

Qual é a melhor flauta para iniciante?

Tenha como indicação a Flauta Transversal HARMONICS C HFL-5237S Prateada. Isso porque, além de resistente, ela tem um preço acessível, não exige força no sopro e ainda tem um som bem limpo. Além disso, suas funcionalidades tornam seu uso ainda mais fácil.

Conclusão: Qual a melhor flauta transversal?

A melhor flauta transversal desta lista é a  Flauta Transversal Estudante C YFL 222 Prateada com Case Yamaha. Ela é feita de material de extrema qualidade e resistência, sendo elegante e duradoura em sua cor. Além disso, ela acompanha acessórios, funcionalidades para facilitar a execução e ainda produz um som limpo e nítido com ótimo timbre.

Deixe um comentário