Top 11 Melhores Baterias Eletrônicas de 2024

A bateria acústica sempre teve alguns problemas para quem quer aprender, por isso, as baterias eletrônicas foram criadas para ajudar os iniciantes. A versão mais moderna resolve problemas como falta de espaço e excesso de barulho, ajudando a amadores e profissionais.

Neste texto, avaliaremos as melhores baterias eletrônicas e suas três principais características: o preço, o aspecto ergonômico, e a quantidade e qualidade de timbres.

Melhor bateria eletrônica
Bateria Eletrônica XPRO ED10 Preto C.IBANEZ

Prós 
✅ Timbres excelentes e variedade de sonoridades;
✅ Pads que permitem o rebote do ataque;
✅ Conectividade.

Contras
🚫 Valor alto para quem pretende economizar;
🚫 Pesada e grande para quem não dispõe de determinado espaço.

A Ibanez é uma das marcas mais conhecidas, e sua XPRO ED10 é uma excelente pedida. A ergonomia do equipamento é de boa configuração, permitindo afastar ou aproximar pratos, o pad de caixa e um dos tons para maior conforto do usuário.

A sensibilidade desta bateria é muito boa, reproduzindo um volume maior ou menor de acordo com a força que o usuário executa no pad. É possível, com alguns softwares, baixar timbres e reproduzi-los, aumentando as opções de sonoridade.

A construção do equipamento permite o rebote das baquetas, o que contribui no estudo dos rudimentos. São 20 músicas e 26 kits na memória, entregando uma grande quantidade de sons diferentes para estudo e experimentações.

Outro efeito é a possibilidade de configurar os sons das bordas dos pads. O pedal de bumbo também conta com um anteparo que ajuda a “sentir” o periférico de uma forma mais orgânica.

Com tanta qualidade, o preço acaba sendo um pouco salgado para quem não quer gastar muito. Os dois pads referentes ao tom são muito próximos e colados, o que não permite uma montagem para quem quiser um maior espaço entre eles. Com quase 30 quilos, o peso pode atrapalhar na hora do transporte.

Melhor em Custo-benefício
Bateria Eletrônica Profissional Turbo 7 Pad Skd120 Pgs Tdx16

Prós 
✅ Grande variedade de timbres e sons;
✅ Opções de conectividade;
✅ Efeito “choke” nos pratos;
✅ Preço competitivo;
✅ Cabos “etiquetados” para cada peça, facilitando a montagem.

Contras
🚫 Tela construída no meio dos tons, o que pode atrapalhar.

A marca Turbo vem com este modelo de nove peças para brigar por uma fatia do mercado. A ergonomia é ótima, principalmente dos pratos, ajustáveis na altura. A tela fica na sua frente, o que facilita na hora de mudar alguma opção.

Os timbres são compostos por 20 kits pré-definidos e 250 sons diferentes para configurar, somando os de todas as peças. As opções de conectividade incluem entrada e saída midi, USB, entrada auxiliar para notebook ou celular, e saída estéreo para o amplificador.

Os cabos de ligação vêm personalizados para cada um dos pads e pedais, tornando a montagem mais fácil. Conta também com a função choke nos pratos, que “corta” o som ao segurar o instrumento.

Em relação ao preço, o valor é menor que outros modelos semelhantes, talvez com o objetivo de disputar as vendas de forma mais agressiva. O pedal de bumbo poderia vir com um anteparo para aumentar a sensação de estabilidade ao tocar o instrumento.

Bateria Eletrônica Alesis Nitro Mesh Kit de 8

Prós 
✅ Grande mas dobrável, economizando espaço;
✅ Pedal de bumbo com anteparo;
✅ Opções de aberto, meio aberto e fechado para o chimbal.

Contras
🚫 Valor alto para algumas pessoas;
🚫 Pads com limite de ajuste.

Este modelo é feito pela empresa norte-americana Alesis, que também fabrica teclados e equipamentos para shows ao vivo. A Nitro Mesh Kit tem como diferencial a possibilidade de testar mais de 300 sons.

Essas opções de sons te ajudam a escolher uma sonoridade única para o seu estilo, permitindo testar o que mais lhe agrada. A bateria conta com oito peças que podem ser personalizadas, indo do percussivo ao eletrônico. Um equipamento com diversos recursos, que pode ser usado tanto por profissionais quanto por iniciantes nas baquetas.

Um diferencial é o pedal de bumbo, que conta com um anteparo que proporciona maior estabilidade durante o uso do instrumento. Já o outro pedal tem três opções: chimbal aberto, meio aberto e fechado.

Os pads também possuem o som dos aros, diferentemente de alguns outros modelos do mercado.

Ao mesmo tempo que é um equipamento grande, a Nitro Mesh pode ser dobrada, diminuindo o espaço utilizado tanto para transporte quanto para guardá-la.

Bateria Eletronica Dobravel Preto Spring 9 Pads

Prós 
✅ Preço acessível;
✅ Transporte e armazenamento simples devido às dimensões;
✅ Conectividade com entrada USB e P2.

Contras
🚫 Peça única que não permite ajustar distâncias.

Este modelo de bateria eletrônica é mais recomendado para iniciantes. Fabricada com silicone, a bateria apresenta um valor baixo e bem acessível para a maior parte do público.

Com um tamanho compacto e um peso leve, um pouco superior a 1Kg, ela também não ocupa muito espaço, o que a torna mais fácil de guardar e transportar.

Ela ainda tem uma entrada USB, permitindo ligá-la em computadores e notebooks, além de uma entrada P2, tornando possível conectá-la a um celular. Vem também com a tradicional saída para conexão em um amplificador ou fone de ouvido.

A conexão com outros equipamentos torna possível a reprodução de linhas pré-gravadas, que podem auxiliar no estudo. A função gravar também é muito útil para ouvir após uma sessão e corrigir os erros. Como é uma bateria pequena, você também pode utilizar para pequenos shows, sendo necessário apenas um amplificador.

Kit Bateria Eletronica Odery Carlsbro Csd100 + Fone Branco

Prós 
✅ Vem com fone de ouvido;
✅ Sensibilidade nas peças.

Contras
🚫 Construção rígida, não permitindo muita adaptação do usuário.

Bateria da Carlsbro, a Csd100 vem com nove peças e, no próprio setup, é possível colocar estilos variados, como rock, samba e outros, de acordo com sua preferência. São dez opções de kits pré-definidos, mas também é permitido personalizar para criar novas opções.

Também existe a opção de pré-gravar com o clique do tempo, para você ouvir posteriormente e corrigir os erros. Com uma distribuição espacial boa, ela conta com o que seria um kit básico de bateria acústica. Isso facilita caso você tenha que tocar em uma bateria acústica mais tarde.

O preço é menor em comparação com baterias eletrônicas semelhantes em tamanho e construção. Uma vantagem é a bateria já vir com um fone de ouvido, o que ajuda nos estudos para quem não quiser incomodar os vizinhos. Este modelo é direcionado, sobretudo, aos iniciantes.

A construção do instrumento é muito rígida, o que pode te atrapalhar a depender da sua altura. As opções de timbres e sons também são menores em comparação a outros produtos semelhantes.

Bateria Eletrônica X-pro Ed2 Orange Laranja Choke

Prós 
✅ Função Choke que para o barulho dos pratos;
✅ Opções de timbres incríveis.

Contras
🚫 Tela muito abaixo, o que pode comprometer a ergonomia;

Este é o modelo mais em conta da marca X-pro. A Ed2 Orange tem mais opções de timbres, com 20 kits em sua memória. Existe também a possibilidade de personalizar as nove peças ao seu gosto para atender às suas necessidades de timbre.

Essa quantidade de sons e suas combinações a diferenciam de modelos da mesma faixa. Vem com a função Choke, que serve para cortar o som dos pratos como uma bateria acústica.

Outro traço particular é a cor laranja, que vai agradar quem prefere um estilo diferente. Os pedais de bumbo e hi-hat são similares aos de uma bateria acústica em tamanho e formato, excelentes para o treino se a intenção for tocar em um instrumento acústico posteriormente.

As conexões disponíveis são USB, midi e estéreo, além da saída padrão para fone ou amplificador.

Em relação à ergonomia, a bateria é muito rígida, sem muitas opções de customização. Além disso, o painel de controle é mal posicionado. Para configurar, você terá que abaixar muito o pescoço para conseguir o que deseja.

Bateria Eletrônica Compacta STD36

Prós 
✅ Tempo de resposta rápida;
✅ Display de led completo e intuitivo;
✅ Muitas opções de timbres e sons.

Contras
🚫 Pads de tons e caixa muito próximos;
🚫 Pads de tons “grudados” sem permitir ajustar o espaço.

O modelo STD36 da marca Shelter vem com nove peças, incluindo os pedais de chimbal e bumbo. O equipamento é compacto, ocupando pouco espaço e sendo fácil de transportar.

Por seu tamanho, também é recomendado para quem tem pouco espaço em casa. A bateria vem com uma boa gama de opções de timbres com uma boa sonoridade, contando com 193 sons diferentes, e 10 estilos já na memória para acompanhar o estudo.

O display é de LED e bem intuitivo para quem ainda está aprendendo. Além da tradicional saída para fones e amplificadores estéreo, a bateria eletrônica possui conexão USB e MIDI. Também conta com uma entrada, permitindo conectar CDs players, tocadores de MP3 ou outros periféricos compatíveis, para acompanhar as músicas preferidas do usuário.

Este modelo da Shelter não tem um desenho que permite mudar muito a configuração. Os pads de tons são colados, não permitindo afastá-los para quem tem braços maiores. Os dois pedais também são fixos à base e ficam imobilizados. Já o preço é um pouco salgado para tudo que oferece.

Bateria Eletrônica Portátil Roll-Up Tambor Digital de Silicone

Prós 
✅ Preço em conta.
✅ Possibilidade de realizar pequenos shows com amplificador.
✅ Entrada USB que permite treinar além das bases que já existem.
✅ Tamanho facilita o transporte e acondicionamento.

Contras
🚫 Peça única dos pads que não permitir configurar o espaço.
🚫 Pedais frágeis.

Este modelo da Homesen também é indicado para iniciantes ou pequenas apresentações sem muito público. Com um preço convidativo para quem não tem muitas economias, pode ser a porta de entrada para quem quer se aventurar nas baquetas e não quer gastar muito.

Seu transporte é fácil, pois o equipamento pode ser enrolado, diminuindo muito seu tamanho. As duas caixas que vêm no rack ecoam alto e servem até para pequenas apresentações, sendo recomendado o uso de fones para não incomodar muito as pessoas próximas durante o treino.

São nove pads com suas funções específicas, além dos pedais de bumbo e hi-hat. O equipamento pode ser alimentado também por uma entrada USB, além de contar com uma bateria de lítio recarregável.

São dez músicas de demonstração e sete ritmos gravados na memória para estudo. Uma função diferente são as cores que saem das caixas e podem ser personalizadas, dando um efeito bonito em pequenos shows.

Como na maioria das baterias de silicone, os pads são muito próximos e não existe a opção de afastá-los. Músicos mais espaçosos podem ter alguma dificuldade. Os pedais são frágeis, não recomendados para quem tem o pé muito “pesado.”

Bateria Eletronica Carlsbro modelo CSD100 Black

Prós 
✅ Preço em conta considerando modelo e construção;
✅ Muitas opções de timbres, kits e configurações;
✅ Boa sensibilidade das peças.

Contras
🚫 Ergonomia limitada para todos os tipos físicos.

Outro modelo Carlsbro da marca Odery, a CSD100 vem em uma configuração quase padrão de nove peças, entre tons, pratos e pedais. Embora menor que outras baterias vistas anteriormente, ainda assim é preciso um espaço específico para ela se a intenção for estudar num quarto.

Sua ergonomia é boa, podendo aumentar ou diminuir a altura dos componentes de acordo com o tipo físico do músico. O preço encontra-se numa média de mercado para instrumentos nesse estilo.

O equipamento conta com uma boa sensibilidade de todos os pads, pedais e pratos. São 10 kits na memória, e mais 10 estilos para acompanhamento. É possível configurar 108 sonoridades diferentes.

A construção da bateria até permite algumas mudanças, mas ainda assim existem alguns limites que podem não se encaixar em todos os usuários a depender do tipo físico. Os timbres são padrão, o que não atrapalha quem está começando, mas pode limitar os mais experientes.

Bateria Eletrônica Medeli Dd-61 com 4 Pads Iluminados 60 Ritmos e modo Coach

Prós 
✅ Construção forte em comparação a similares;
✅ Modo coach auxilia no aprendizado;
✅ Muitas opções de sonoridades.

Contras
🚫 Preço alto comparada a modelos parecidos;
🚫 Vem sem pedais, prejudicando a experiência.

Indicada para crianças ou quem está realmente no início do aprendizado, a Medeli é de fácil transporte e bem leve, pesando apenas dois quilos. Devido ao seu tamanho pequeno, é possível guardá-la no armário e até carregá-la em mochilas.

Os timbres são básicos entre os tons, caixas e pratos, sendo possível configurá-los. Eles lembram mais o de um brinquedo, o que não condiz com o preço: algumas baterias similares são mais em conta e têm mais opções de timbre.

Ela vem com 60 estilos na memória, e conta com o modo Coach, para ajudar no desenvolvimento de quem optar por ela. Acompanha um par de baquetas.

Este modelo não vem com pedais, o que pode limitar o aprendizado na hora de tocar um exemplar mais profissional.

Bateria Eletrônica ED 1 Preta XPRO

Prós 
✅ Alto número de sons e timbres;
✅ Boa ergonomia;
✅ Tamanho adequado para transportar e armazenar, sem ocupar muito espaço.

Contras
🚫 Tela mal posicionada.

Mais um modelo da Ibanez, a ED 1 X PRO tem uma ergonomia excelente, adaptando-se a diversos tipos de usuários e permitindo algumas mudanças nas alturas e distâncias. É também leve e dobrável, sendo de fácil manuseio para levar em mudanças ou pequenos shows.

O preço é a média do mercado para exemplares semelhantes. O instrumento vem com 9 peças que podem ser configuradas segundo as necessidades do baterista. A memória é composta por 37 diferentes kits, e 20 músicas para acompanhar durante a prática.

A conexão é disponibilizada por uma entrada P2 para ligar celular, notebooks ou tablets. É possível ouvir por fone de ouvido ou ligando um amplificador. O metrônomo é ajustável e existe a possibilidade de modificar o timbre dos clique para um que mais agrade.

Há outras opções de conectividade além da entrada P2, como a entrada e a saída midi, e a saída para amplificadores. O visor também não é centralizado, o que pode atrapalhar os canhotos na hora de visualizar.

O que é uma bateria eletrônica?

Uma bateria eletrônica é um simulador do instrumento acústico. Geralmente, é formada de oito a nove peças, de forma parecida com a original, e emula diversos timbres diferentes. Funciona com energia elétrica. Também pode vir ou não com caixas de som acopladas, mas todas têm pelo menos uma saída para ligar fones e amplificadores.

Qual a Diferença Entre a Bateria Eletrônica e a Acústica?

Uma bateria acústica não precisa de eletricidade para funcionar, e é a união de diversos instrumentos percussivos usados em orquestras – bumbos, pratos, tons, entre outros. A bateria eletrônica é composta de pads, geralmente de borracha ou silicone, que buscam emular a sonoridade do instrumento acústico por meios eletrônicos.

Quais as Vantagens de uma Bateria Eletrônica?

As baterias eletrônicas têm diversas vantagens sobre sua contraparte acústica: é possível nivelar o volume e trocar os kits apenas apertando alguns botões. Dependendo do modelo, há bases e músicas na memória para estudo e a possibilidade de gravar o som realizado no próprio equipamento.

Como Escolher a Melhor Bateria Eletrônica

São vários fatores, mas alguns dos mais importantes são: o “encaixe” do seu corpo no instrumento e se é possível configurar as alturas e distâncias. O valor que o usuário pretende pagar também influencia na escolha.

A questão de tamanho também precisa ser levada em conta para acomodar e transportar a bateria eletrônica.

Qual a melhor bateria eletrônica em durabilidade e desempenho?

Peças

Uma bateria básica é composta por pelo menos dois jogos de pratos (ataque e condução), dois tons, uma caixa além de bumbo e chimbal ou hi-hat, que necessitam também de pedais. Nas eletrônicas, os pads fazem o papel de caixa e tons, mas muitos modelos permitem modificar essa configuração para o gosto do usuário.

Recursos

Para iniciantes, a quantidade de timbres e kits pode atrapalhar. Porém, para quem já possui algum conhecimento, ter diversas opções pode enriquecer a experiência mais que uma bateria acústica, por exemplo.

Racks

São construídos com diversos materiais, podendo ser de PVC, borracha, entre outros. Dê preferência aos mais flexíveis, que permitem o ajuste ao tamanho do usuário.

Pads

A altura dos pads influenciam na ergonomia. Uma bateria sem muitas possibilidades de mudar a altura dos pads e pratos precisa “encaixar” na altura do comprador, caso contrário, será a causa de muitas dores.

Os materiais mais utilizados são silicone e borracha, mas a qualidade varia de modelo para modelo. Dê preferência aos modelos que auxiliam no rebote, que é a “volta” da baqueta após o toque.

Dimensões

A diferença de tamanho entre as baterias eletrônicas influencia na hora de tocar uma acústica. Algumas têm os pads fixos, o que pode atrapalhar um pouco na configuração espacial caso se toque em outra maior. Prefira as de dimensões semelhantes às da contraparte acústica.

Bumbo e Pedal

É importante verificar a resistência dos pedais dessas peças ao comparar os modelos em uma compra. Algumas baterias vêm com pedais frágeis, que, dependendo de quem usa, pode limitar a vida útil.

Modelos mais modernos têm uma sensibilidade maior, fazendo sons mais altos ou baixos de acordo com a força utilizada na pisada. Isso permite uma maior dinâmica na hora de compor, treinar ou se apresentar em um show.

Acessórios

As baterias eletrônicas vêm com saída de som, sem a necessidade de plugar em algo para ouvi-la. Porém, para apresentações, é preciso ligá-las a amplificadores específicos, de acordo com o tamanho do local onde será o show. Mesmo com controle de volume, é recomendável o uso de fones de ouvido para não incomodar vizinhos e familiares.

Perguntas Frequentes

Como realizar a manutenção da bateria eletrônica?

A manutenção da bateria eletrônica é mais fácil que uma acústica. Não há a necessidade de afinar, com o usuário escolhendo dentre os kits disponíveis. Mas preste atenção a possíveis defeitos, como repetição de toques ou falha em reproduzir os sons. Veja se está na garantia, e, caso não esteja, leve a um técnico especializado.

É necessário ter o amplificador para tocar a bateria eletrônica?

Não. Algumas vêm com pequenas caixas de som e todas têm saída para fone de ouvido. Amplificadores são necessários para ensaios com outros músicos e pequenas apresentações.

Qual modelo de bateria é ideal para quem mora em apartamento?

Isso depende do espaço disponível para alocar o instrumento. Pesquise as dimensões da sua escolha e veja se o equipamento se adapta ao ambiente do seu imóvel ou local destinado ao estudo.

A bateria eletrônica é indicada para iniciantes?

Sim, a maioria dos modelos tem recursos que vão auxiliar o iniciante, como músicas, estilos e exercícios na memória. Algumas vezes nem será preciso treinar com o som ligado, principalmente para rudimentos, bastando um metrônomo analógico.

Conclusão: Qual a melhor bateria eletrônica?

Dentre as baterias eletrônicas avaliadas, a que mais se destaca é a Bateria Eletrônica XPRO ED10 Preto C.IBANEZ, com melhor ergonomia, preço e diversidade de sons e timbres.

Melhor em custo-benefício?

A melhor em custo-benefício é a Bateria Eletrônica Profissional Turbo 7 Pad Skd120 Pgs Tdx16. É ligeiramente inferior em relação aos modelos similares em questões de timbre, mas seu valor é menor em comparação às outras e sua ergonomia é altamente adaptável.

Qual a melhor bateria eletrônica em durabilidade e desempenho?

Novamente a XPRO ED10 Preto C.IBANEZ se destaca, construída com um material de qualidade e com sensibilidade excelente em todas as partes.

Deixe um comentário