TOP 10 Melhores Teclados Workstation de 2024

Os teclados workstation são instrumentos musicais que oferecem uma grande variedade de sons e outros recursos. Se você está buscando um tipo de teclado assim, o Workstation é ideal.

No artigo de hoje, separei um ranking dos top 11 melhores teclados Workstation do mercado. São modelos diferentes e com preços diferentes. Vou te mostrar desde as vantagens até as desvantagens de cada um.

No final, vou te ajudar a escolher o melhor teclado Workstations que atenda às suas necessidades.

Melhor Teclado Workstation
Teclado Arranjador 61 teclas Yamaha PSR SX900 Workstation

Prós 
✅ Oferece vários recursos e funcionalidades. 
✅ Possui tela digital.
✅ Possui bluetooth.
✅ Tem um design bonito.
✅ Resiste à umidade.
✅ Tem gravação de áudio.
✅ As teclas são leves.
✅ Possui 5 níveis de sensibilidade.

Contras
🚫 Preço um pouco elevado.

O teclado Yamaha PSR SX900 é um modelo muito moderno de alta qualidade. Com 5 níveis de sensibilidade ao toque, ele é extremamente confortável e fácil de tocar, pois suas teclas são muito sensíveis. 

É ideal para quem faz apresentações ao vivo. Ele vem equipado com arpejador, metrônomo, amostrador e equalizador. Você pode configurar essas opções nos botões (A, B, C, D, E, F) para facilitar o acesso. Assim, sua praticidade será ainda maior. 

Apesar de ter um preço mais elevado, os recursos exclusivos que ele oferece fazem valer cada centavo. Com 128 notas de polifonia, 1GB de memória para Packs de Expansão e 4GB de memória interna, entre outros recursos. 

Com a inclusão do Chord Looper, você terá repetições contínuas de sequências de acordes, liberando a mão esquerda para outras funções. Além disso, possui conexão bluetooth, permitindo reproduzir música do celular nos alto-falantes do teclado. 

Também possui 4 saídas de áudio, 1337 timbres e 525 ritmos integrados, oferecendo uma ampla variedade de opções, além de ter um painel de fácil compreensão. 

A tela digital de 7 polegadas localizada no painel torna a operação mais ágil e prática. O design do aparelho é muito bonito, com um acabamento preto fosco escovado que não deixa marcas de dedos, sendo resistente à umidade. 

O Workstation SX900 inclui 7 entradas e conexões, permitindo que você conecte vários dispositivos, como fones de ouvido, microfones, AUX IN e entrada de áudio USB.

Em minha experiência, não tive nenhum problema com este modelo por um longo período. Além disso, este é o melhor da lista em minha opinião. Ele cumpre tudo que promete e é altamente recomendado para profissionais e artistas.

Listamos para você os melhores teclados infantis de todos os tempos.

Melhor em Custo-benefício
Teclado Medeli AKX10 61 Key Digital Workstation

Prós 
✅ Oferece vários recursos e funcionalidades. 
✅ Possui tela digital.
✅ Possui bluetooth.
✅ Ótima qualidade de som.
✅ É leve e compacto
✅ É robusto.
✅ As teclas são leves.
✅ Tem gravação de áudio.

Contras
🚫 O painel é um pouco complexo.

Se você procura o teclado Workstation com o melhor custo-benefício da lista, esta é a opção ideal. Ele é bastante complexo, com diversas funções, por isso, recomendo este modelo para quem já tem experiência em tocar e operar teclados.

Possui dois alto-falantes de 2 x 15 W + 2 x 25W, que emitem um som alto e nítido. Com 246 notas de polifonia, acaba sendo bem maior do que os modelos anteriores.

Além disso, conta com 280 + 512 ritmos de usuário, 1350 sons de alta qualidade e 280 estilos. Dessa forma, você pode explorar e tocar diferentes estilos musicais, pois o teclado dará todas as opções necessárias para você. Também oferece 768 MB de memória para a seleção de vozes e ritmos.

Uma grande vantagem é a presença da função Bluetooth, que permite conectar o seu celular para reproduzir música nos alto-falantes do teclado.

Outras funções incluem gravação com gravador de MP3, WAV (44,1 Khz / 16Bit), Metrônomo e Transpositor.

É leve e compacto, pesando cerca de 9,4 kg, o que facilita o transporte. Suas dimensões são consideravelmente grandes, exigindo espaço. O teclado mede ‎100,7 x 39,2 x 13 cm.

O painel é complexo, mas, após alguns dias de uso, torna-se fácil compreender a localização de cada função. A tela de 7 polegadas é digital, facilitando a visualização das informações.

De alta qualidade para iniciantes
Korg Teclado portátil Workstation (I3-MB)

Prós 
✅ É multifuncional.
✅ Tem um ótimo custo-benefício.
✅ Resiste à umidade.
✅ Tem gravação de áudio.
✅ As teclas são leves.
✅ Oferece vários recursos e funcionalidades. 

Contras
🚫 Disponível apenas na cor preta.

Com um excelente custo-benefício, este modelo é ideal para iniciantes que procuram um teclado de alta qualidade. Apesar de ser simples em comparação com outros modelos, ele apresenta uma qualidade elevada e é muito eficiente.

Devido ao seu design fosco na cor preta, é muito fácil de limpar. Possui uma alta durabilidade e resiste a pano úmido, se for necessário passar.

Além disso, o teclado conta com vários botões retroiluminados, que podem ser configurados conforme desejado. São 800 sons de instrumentos e 173 efeitos sonoros para você aprimorar ainda mais suas composições musicais.

E não para por aí: o I3-MB possui 200 conjuntos de sons, que podem ser atribuídos a até quatro sons no teclado simultaneamente. Também é possível ter três sons sobrepostos nas teclas superiores e um som dividido nas teclas inferiores.

Possui a função de gravador, que permite gravar música por até 90 minutos consecutivos. Após gravar a música no teclado, é possível exportá-la para um Pendrive.

Pode ser utilizado de duas maneiras, com a fonte de alimentação ou com 6 pilhas AA, uma grande vantagem para quem sempre leva o teclado para outros lugares. Outra vantagem é a presença de duas conexões USB, uma para Pendrive e outra para computador, celular, etc.

O modelo conta com 61 teclas e 5 oitavas, pesa 4kg no total e apresenta dimensões generosas de ‎103,7 x 29,6 x 8 cm. Vale ressaltar que as teclas são leves, proporcionando maior facilidade ao tocar.

Para aqueles que preferem teclados de outras cores, esse modelo pode não ser adequado, pois está disponível apenas na cor preta.

Sobretudo, devo dizer que tive uma ótima experiência com o produto. Ele entrega mais qualidade que outros modelos mais caros. É fácil de tocar e manusear, sendo uma boa opção para uso diário e profissional.

Robusto e versátil
Yamaha PSRSX700 Teclado Arranger Workstation

Prós 
✅ É robusto.
✅ Tem gravação de áudio.
✅ É de alta qualidade.
✅ Ótima qualidade de som.
✅ As teclas são leves.
✅ O som é potente.
✅ Oferece vários recursos e funcionalidades. 
✅ Tela digital de 7 polegadas.

Contras
🚫 Um pouco pesado.

Quando se trata de instrumentos musicais de alta qualidade, a marca Yamaha se destaca facilmente. O teclado workstation PSR-SX700 possui recursos exclusivos, sendo ideal para diferentes tipos de público.

Esse instrumento oferece vários recursos, como mais de 1000 timbres diferentes e 400 ritmos. Com essas funções, é possível tocar músicas com uma infinidade de arranjos e estilos, todos com um som bem potente.

O teclado possui também 986 sons, incluindo 131 sons Super Articulation e 24 Organ Flutes, além de 41 kits de percussão. Sua polifonia é de 128 notas, com 1MB de memória interna e 400 de memória para packs de expansão.

O PSR-SX700 tem uma sensibilidade ao toque de 5 níveis para expressar a música de forma mais precisa. Além disso, suas teclas são leves para facilitar o dedilhado.

Sendo versátil, ele ainda conta com um metrônomo integrado, equalizador e vários outros recursos para aprimorar a experiência musical. Possui um gravador/reprodutor com 16 faixas, permitindo a criação de arranjos ou a reprodução de músicas.

O teclado tem 61 teclas com 5 oitavas de todas as notas musicais. Suas medidas são 43,1 x 101,7 x 13,9 cm e seu peso é de 15,88 kg. A tela digital é de 7 polegadas, dando maior praticidade para você. 

Por fim, o teclado possui várias entradas para conexões, como USB, MIDI, pedal, microfone, áudio e fone de ouvido.

Preço acessível de alta qualidade
Teclado Workstation Korg Kross 2 com 61 teclas

Prós 
✅ O som é potente.
✅ Oferece vários recursos e funcionalidades. 
✅ Tem gravação de áudio.
✅ Ele é fácil de usar.
✅ Tem um ótimo custo-benefício.
✅ É bem leve.
✅ É de alta qualidade.

Contras
🚫 Apenas 12 timbres.

Aqui está mais um modelo com um preço super acessível, comparado à maioria dos teclados da lista. Ele é uma ótima opção para quem está iniciando e deseja ter um modelo bom e simples. 

Ele conta com 5 oitavas e 120 notas de polifonia para deixar seus toques ainda mais perfeitos. Outro ponto é que ele tem apenas 12 timbres, uma quantidade bem inferior em comparação aos modelos anteriores.

São 1.545 programas de música, com 768 pré-cargas, 512 usuários, 4 bancos de usuário e 265 predefinições. Ele ainda possui 134 tipos de efeitos sonoros, 5 efeitos de inserção e 2 efeitos master.

O teclado Korg Kross 2 é equipado com um gravador MIDI de sequenciador de 16 tracks e um gravador de áudio com formato PCM, estéreo 48 kHz/16 bits. Com eles, você pode gravar suas músicas para ouvir depois.

Você pode conectar o teclado Korg Kross 2 ao computador, celular, notebook e outros dispositivos para tocar em conjunto com eles. 

Seu funcionamento se dá por meio da fonte de alimentação do teclado DC 9V ou mediante 6 pilhas alcalinas AA ou de níquel-hidreto metálico. Com as pilhas, o teclado terá uma autonomia de até 7 horas contínuas.

Na função Drum Track, você pode escolher entre os 772 padrões de bateria pré-ajustados para adicionar um ritmo. Já a função Arpeggiator ajuda a criar ideias para suas músicas, gerando alguns acordes rítmicos.

Por fim, ressalto que o achei bem leve, pois pesa apenas 4kg.

Leia também nosso artigo completo com o melhor suporte para teclado.

Para profissionais e iniciantes
Yamaha MODX8 88-Key Sintetizador Workstation

Prós 
✅ O som é potente.
✅ Ele é fácil de usar.
✅ Perfeito para iniciantes e profissionais.
✅ Oferece vários recursos e funcionalidades. 
✅ Tem gravação de áudio.
✅ É de alta qualidade.

Contras
🚫 Preço relativamente alto.

O teclado MODX8 é um modelo de Workstation de alta qualidade que atende tanto a iniciantes, por não ser tão complexo, quanto a profissionais. Ele oferece uma ampla variedade de sons com excelente qualidade sonora.

Com uma polifonia AWM2 estéreo de 128 notas e polifonia FM-X de 64 notas, o teclado proporciona um desempenho excepcional.

O instrumento possui 88 teclas com 103,3 cm de largura e 16 cm de altura, equipados com 7 oitavas. Devido ao seu tamanho grande, requer um espaço adequado.

Esse modelo oferece uma interface de áudio USB multicanal completa, com 4 entradas e 10 saídas para conexões.

Além disso, conta com uma memória flash interna de 1,75GB para samples do usuário. Uma grande vantagem é a presença de 2227 sons pré-definidos para você tocar muitas músicas.

Outra opção para iniciantes
Korg Teclado Workstation (NAUTILUS88)

Prós 
✅ Pode criar seus próprios ritmos.
✅ Simples e eficiente.
✅ Fácil de mexer.
✅ Possui tela digital.
✅ Tem gravação de áudio.
✅ As teclas são leves.

Contras
🚫 Não possui interface MIDI.
🚫 Alto custo.
🚫 Um pouco pesado.

O teclado NAUTILUS88 oferece vários recursos exclusivos de muita qualidade. Este modelo é perfeito para iniciantes, pois não é tão complexo como os outros modelos.

Ele também é um ótimo instrumento para quem apresenta em palco, tendo um alto padrão de qualidade. Além disso, ele também oferece uma grande variedade de sons, que podem despertar sua criatividade musical.

O produto possui 88 teclas, com 7 oitavas de todas as notas musicais. Ah, e ele tem uma tela de 7 polegadas, que permite uma visualização mais nítida. Esta tela é digital e super fácil de mexer.

Sua polifonia máxima é de 120 notas, sendo o ideal para tocar múltiplas notas simultaneamente com alta qualidade.

Com o aparelho, você tem a liberdade de criar suas próprias batidas e padrões rítmicos, pois ele não possui ritmos pré-programados.

Para quem gosta de ter um teclado que já tenha opções de ritmos salvos, essa opção pode não ser a que você procura.

Ele é bem grande, possuindo dimensões de ‎25,4 x 48,9 x 158,75 cm. Outro ponto é seu Botão Dynamics, que ajuda a controlar a sensibilidade do teclado.

Suas teclas são bem levinhas para ajudar no seu dedilhar. Você pode gravar suas músicas na função gravador de áudio para ouvir depois.

Uma desvantagem é que o instrumento não possui interface MIDI e é um pouco pesado, pesando 27kg.

Ótimo para igreja
Yamaha Genos 76-Key Digital Workstation

Prós 
✅ Oferece várias funcionalidades.
✅ Tem uma ótima qualidade de som.
✅ Fácil de mexer.
✅ Possui tela digital.
✅ Tem gravação de áudio.
✅ As teclas são leves.

Contras
🚫 Tem alto custo.

Com excelente qualidade, o teclado 76-Key é uma ótima opção para tocar em eventos, como na igreja e em shows. Esse instrumento possui 76 teclas distribuídas em 6 oitavas.

As teclas são leves, facilitando a execução. Com 550 ritmos e 249 notas de polifonia, você pode demonstrar suas habilidades musicais e toda a sua criatividade. 

Além disso, oferece 1.710 sons de instrumentos para enriquecer sua experiência musical. Possui interface MIDI para conexão com computadores e outros dispositivos. 

Resistente à umidade, o material do teclado é de alta qualidade e sua cor preta fosca ajuda a disfarçar marcas de dedos.

Com peso de 13 kg, é mais leve que outros modelos, porém, pode ser um pouco difícil de transportar devido ao seu tamanho de 123,19 x 45,72 x 13,97 cm. 

O teclado 76-Key tem 1,8GB de memória flash, função de gravador de áudio e 216 arpejos, incluindo efeitos de dedilhado de guitarra.

Korg Kross 2-88-MB 88-key Synthesizer Workstation - Super Matte Black

Prós 
✅ Fácil de usar.
✅ Possui 7 oitavas.
✅ Resiste à umidade.
✅ Tem gravação de áudio.
✅ As teclas são leves.
✅ Oferece vários recursos e funcionalidades. 

Contras
🚫 A tela é pequena.
🚫 Um pouco pesado.

O teclado Workstation Kross 2-88-MB tem mais teclas do que o modelo anterior, o I3-MB. O Kross 2-88-MB possui 88 teclas super leves e 7 oitavas.

O teclado apresenta mais de 1000 sons pré-definidos, incluindo 128 músicas com piano e piano elétrico. Além disso, atende às necessidades de EDM, oferecendo uma ampla variedade de sons de bateria, juntamente com 27 padrões de bateria.

É mais pesado que o modelo anterior, pesando cerca de 17kg, mas, ainda assim, é uma opção ideal para apresentações ao vivo.

Para maior versatilidade, o teclado possui 120 notas de polifonia, MIDI de 16 trilhas, 64 passos e 16 músicas de modelo para o usuário.

Possui um slot de armazenamento para cartão SD/SDHC e 128 MB de memória PCM de expansão. Ademais, conta com um gravador de áudio de 16 bits/48kHz e uma entrada para pedal.

Para alimentação, pode ser utilizado uma fonte de 9V DC ou 6 pilhas AA.

Em minha experiência, o teclado atendeu a todas minhas expectativas, oferecendo excelente qualidade de som e uma ampla variedade de timbres. A única ressalva é o tamanho da tela, que é um pouco pequeno.

Analisamos para você se o Teclado Yamaha PSR-E373 é bom.

Teclado Sintetizador Workstation Fa-06 Roland

Prós 
✅ É leve.
✅ É robusto.
✅ Tem gravação de áudio.
✅ São mais de 2000 sons.
✅ As teclas são leves.
✅ Ótima qualidade de som.

Contras
🚫 Pode ser difícil de compreender o painel.

Agora vamos discutir sobre o teclado Roland FA-06, que oferece uma ampla variedade de sons. Com mais de 2.000 sons disponíveis, é um dos modelos mais versáteis dessa categoria. 

É a escolha perfeita para profissionais e apresentações ao vivo, além de oferecer uma extensa variedade de efeitos e processadores. Possui 61 teclas com 5 oitavas, medindo 100,84 x 29,97 x 10,16 cm.

O instrumento possui 16 pads retroiluminados, um avançado sintetizador SuperNATURAL, um equalizador global abrangente e uma seção TFX. 

É possível gravar enquanto toca e exportar as gravações para o computador ou outro dispositivo.

Robusto e feito com materiais de alta qualidade, pode ser limpo com um pano úmido sem que ele danifique.

Por último, ele conta com 128 notas de polifonia, proporcionando uma excelente experiência musical. Além disso, é leve, pesando apenas 5,49kg.

Este teclado foi um dos que utilizei para dar aulas de canto e de piano, tendo se adaptado perfeitamente a todas minhas necessidades. É uma ótima opção para se ter em estúdios.

O que é um Teclado Workstation?

Os teclados Workstations são teclados mais complexos com mais recursos e opções de sons. Eles também têm um design mais robusto e sofisticado, comparado a um teclado normal.

Esses modelos são amplamente utilizados em estúdios, devido à sua versatilidade. Além disso, vários músicos profissionais também usam esse tipo de teclado.

Como Escolher o Melhor Teclado Workstation?

É preciso entender e analisar alguns fatores do teclado para você escolher. Veja alguns pontos que você deve analisar para ter o melhor teclado Workstation.

Teclas

Ao avaliar o teclado, o primeiro aspecto a considerar é a quantidade de teclas que ele possui. Essa característica terá impacto em vários fatores, como o peso, a quantidade de oitavas/escalas e até o valor do instrumento.

Os teclados workstations mais usados vêm com 61 teclas, proporcionando um alcance de 5 oitavas. Para pessoas que buscam um alcance mais amplo, existem opções disponíveis com 76 teclas, com um alcance de até 6 oitavas. Já os modelos mais caros possuem 88 teclas, bem similar ao número encontrado em um piano tradicional, de 7 oitavas.

Timbres

Os teclados Workstations possuem uma ampla variedade de mais de 2 mil timbres. Quanto mais opções tiver, melhor será. Além disso, o ritmo também é importante, podendo apresentar até mais do que 4 mil ritmos distintos.

Antes de efetuar a compra, é essencial verificar se o modelo possui no mínimo 120 timbres e 200 ritmos. No entanto, para um teclado com uma qualidade superior, é aconselhável escolher um teclado com mais de 500 timbres e 300 ritmos, mesmo que o preço seja mais elevado.

Polifonia

A capacidade do teclado de produzir vários sons é conhecida como polifonia. Por exemplo, se um determinado modelo possui polifonia de 64, ele tem capacidade para reproduzir até 64 sons simultaneamente.

Os modelos de teclados Workstation são bem conhecidos também por possuírem alta polifonia. Embora alguns modelos ofereçam uma polifonia de 64, a maioria deles possui uma polifonia de 128. Portanto, é recomendável escolher modelos com polifonia máxima de 128, permitindo a produção de vários sons.

Desempenho

O desempenho do produto também é ideal, e, para analisar este ponto, veja a sensibilidade das teclas. Isso significa que o volume da nota aumenta dependendo da força dos dedos nas teclas. Esse aspecto é crucial para fazer dinâmicas e melhorar a expressão geral do arranjo musical.

Eles variam entre 2 e 5 níveis de sensibilidade. Quanto maior o número de sensibilidade, maiores dinâmicas você poderá fazer. Além disso, procure saber se ele tem um som de qualidade e se as teclas são bem sensitivas.

Funcionalidades Extras

As funcionalidade extras dão mais versatilidade e praticidade aos tocadores. Por isso, veja se o teclado possui algumas das seguintes funcionalidades:

  • Metrônomo: para marcar o ritmo da música.
  • Equalizador: ele pode amplificar ou reduzir o som dentro de faixas de frequência e permite o ajuste da qualidade e características do som.
  • Sampler: é uma ferramenta que permite armazenar vários sons para reprodução individualmente ou em conjunto. Ele permite reunir e utilizar vários timbres e ritmos de uma variedade de instrumentos. 

Conexões

Veja se o teclado tem conexões como conectividade de computador, uso de fones de ouvido, integração de pedal, microfone, etc. Normalmente, as opções de conexões incluem USB e MIDI, permitindo uma configuração com o computador.

Portanto, considere as entradas e conexões que ele oferece. Para garantir versatilidade, priorize modelos que incluem essas conexões USB, MIDI, pedais, microfones e fones de ouvido. Alguns modelos também possuem entrada de áudio e cartão SD.

Peso

Um teclado muitas vezes requer um transporte frequente. Suas múltiplas funcionalidades e teclas podem torná-lo bem pesado.

Os teclados Workstations costumam variar entre 4 e 20 kg. É importante considerar o peso do modelo e garantir que ele seja fácil de transportar. Quanto mais leve, melhor será e mais seguro ficará em um suporte de teclado.

Conclusão: Qual o Melhor Teclado Workstation?

O melhor teclado workstation em minha opinião e com base nos meus testes é o Teclado Arranjador 61 teclas Yamaha PSR SX900 Workstation com Fonte Bivolt. Isso porque ele oferece muitas funcionalidades, tem controle rápido, as teclas são super leves e a qualidade de som dele é perfeita.

Melhor em Custo-benefício

Já o de melhor custo-benefício da lista é Teclado Medeli AKX10 61 Key Digital Workstation. Ele é o mais barato e consegue entregar mais qualidade do que outros teclados mais caros. Ele é ótimo para diferentes públicos.

Deixe um comentário