Índice
Você está decidido a se tornar um guitarrista, mas ainda não sabe ao certo qual o tipo de guitarra escolher? Então, esse artigo certamente irá te ajudar!
Existem diferentes modelos de guitarra, cada uma delas mais indicada para cada tipo de som — e de guitarrista.
Há guitarras que são tão características de cada músico que acabam se tornando referência quando falamos nesses artistas.
Keith Richards, do Rolling Stones, por exemplo, tornou popular o modelo Telecaster. Já Eric Clapton, é fã das Strato. Slash, do Guns, eternizou a Les Paul no rock. Já Angus Young, do AC/DC, nunca trocou o modelo SG. E a Flying V, a guitarra mais metal de todas, virou ícone do peso nas mãos de guitarristas como Dave Mustaine e Eddie Van Halen.
Mas quer saber mais sobre cada um desses tipos de guitarra? Continue nos acompanhando abaixo!
Principais tipos de guitarras semiacústicas
Ao contrário da maioria dos modelos, que possuem corpo maciço, as guitarras semiacústicas têm o corpo oco. E isso interfere diretamente no som do instrumento.
Por causa desse formato, a propagação do som é maior e se aproxima mais do som de um violão. Isso porque o som das cordas reverbera junto ao corpo do instrumento, antes de levar o som dos captadores para as caixas de som ou amplificadores.
Guitarristas que optam por esse modelo não costumam utilizar muitos pedais de efeitos. Isso porque o timbre natural e orgânico é o grande diferencial desse tipo de guitarra.
No blues, ela é muito utilizada. B.B. King, por exemplo, sempre utilizou guitarras semiacústicas. Outro diferencial é que possuem corpo maior do que as guitarras sólidas, mas nem por isso são mais pesadas (já que são ocas!) ou menos confortáveis de serem tocadas.
Listamos também no nosso site as melhores guitarras do mercado.
Stratocaster
Esse é, sem dúvidas, o modelo mais popular — e versátil — de guitarra. Se você, sem pensar muito, fechar os olhos e imaginar uma guitarra, certamente será esse o modelo que virá em sua mente.
As ‘Strato’ são utilizadas por guitarristas dos mais variados estilos musicais. Mas no rock, temos artistas que nunca abandonaram esse modelo: Eric Clapton, Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan e Mark Knopfler são alguns dos nomes.
Esse modelo de guitarra foi criado na década de 50 pela Fender. A ideia era concorrer com o mais popular dos modelos até então, as Les Paul, da Gibson (falaremos dela mais abaixo). Deu tão certo que as Strato logo se tornaram mais populares do que as Les Paul. De cara, impressionaram pelo seu timbre estalado e por serem mais leves e confortáveis de tocar.
Falando em timbre, seu som vibrante e potente é fruto dos três captadores single coils (que utilizam apenas uma bobina cada). Essa sonoridade é a principal marca das Stratocasters.
Hoje, praticamente todas as fabricantes de guitarras têm o seu modelo Strato.
Telecaster
Se você é fã de Rolling Stones, certamente já viu esse modelo de guitarra nas mãos de Keith Richards. Enquanto muitos músicos da mesma época dos Stones optavam pelas Strato, o Keith empunhava com orgulho a sua Tele.
As Telecaster têm um timbre muito marcante, ainda mais estalado e vibrante que o das Strato. São muito utilizadas no country americano, como também no rock, no blues e no jazz.
Diferentemente das Strato, possuem apenas dois captadores, um no corpo do instrumento e outro mais perto do braço. Em sua grande maioria, é uma guitarra de corpo sólido. Mas existem alguns modelos de Tele semiacústicas.
Flying V
As guitarras Flying V são as favoritas dos amantes do heavy metal. Se considerarmos a sua história, era uma guitarra que tinha tudo para dar errado, mas foi salva pelos deuses do rock e do metal.
É que esse é um modelo que foi projetado pela Gibson para ser uma guitarra “futurista”, isso lá no finzinho da década de 50. Só que o seu formato em V era — e ainda é — muito desconfortável de tocar. Sentado, então, nem pensar… Como colocar no colo uma guitarra dessas?
Depois de dois anos de produção, teve sua fabricação interrompida, já que as vendas não foram lá muito boas.
Eis então que o lendário músico de blues Albert King resolveu adotar o modelo. E chamou a atenção de um fã seu em especial, ninguém menos que Jimi Hendrix, que deixou por um tempo a sua Strato de lado para, literalmente, ‘tacar fogo’ nas Flying V.
Não demorou para que a produção fosse retomada e, cada vez mais, ganhasse novos adeptos.
Como esse modelo tem como característica seus dois captadores humbucker, que dão um som mais pesado ao instrumento, não demorou para que essas guitarras se tornassem as queridinhas dos metaleiros. Dave Mustaine e Eddie Van Halen são dois exemplos de músicos que utilizam as Flying V para fazer um som de peso.
Leia também nosso artigo com a melhor guitarra com bom custo-benefício.
Les Paul
Eis aqui a maior concorrente das Strato. As guitarras Les Paul, durante muitos anos, foram as líderes do mercado.
Apesar de muito populares lá na década de 50, as Les Paul eram produzidas com madeira de mogno, por isso, eram guitarras muito pesadas. Alguns modelos Les Paul, ainda hoje, são de dar dor nas costas em shows muito longos.
Mas é uma guitarra com timbre muito procurado por guitarristas de rock — o Slash, do Guns, que o diga!
Com dois captadores humbucker, essa guitarra tem um som bastante encorpado. Para quem gosta de tocar com distorção, esse é um modelo muito recomendado. Por isso, também é usada por quem faz um som mais pesado. É um dos modelos de guitarra utilizados por James Hetfield, do Metallica.
SG
Quando a Gibson iniciou a produção das guitarras Les Paul, recebeu algumas críticas por conta do peso e, também, por seu formato arredondado. Guitarristas reclamavam que era mais difícil de alcançar as notas agudas no braço do instrumento, dificuldade essa que não havia nas Strato.
Para não perder mercado para Fender, a Gibson bolou um novo modelo de Les Paul. A captação é exatamente a mesma, mas o design de seu corpo facilitava — e muito — o acesso a todo o braço da guitarra. Hoje, conhecemos esse modelo como SG, mas ela chegou a ser chamada de Les Paul 2, lá no comecinho de sua fabricação.
Mas muitos torceram o nariz para o formato da guitarra, com seu acabamento pontiagudo. Angus Young, do AC/DC, no entanto, adorou. Adotou e eternizou esse modelo de guitarra na galeria do rock. Tony Iommi, do Black Sabbath, e Jimmy Page, do Led Zeppelin, também são adeptos desse modelo.
Principais tipos de guitarras Elétricas*
Nos tópicos acima. listamos os principais tipos de guitarras elétricas: Stratocaster, Telecaster, Fying V, Les Paul e SG. Como você viu acima, todas essas têm muitas diferenças entre si, mas possuem um ponto em comum: são fabricadas em corpo sólido, ou seja, com madeira maciça.
Há também os modelos semiacústicos, esses com madeira orgânica e uma sonoridade um pouco mais próxima do violão — mas também são elétricos.
Há, ainda, outros modelos que foram bastante populares no passado e hoje agradam aos guitarristas mais saudosistas, que gostam da sonoridade vintage. Um bom exemplo são os modelos fabricados pela Rickembaker, que têm formatos e estilos muito próprios. Eram as guitarras usadas por John Lennon e George Harrison nos Beatles.
Um outro tipo bastante interessante é a Explorer, que, assim como as Flying V, fazem sucesso entre os metaleiros e guitarristas de hard rock. Matthias Jabs, do Scorpions, e Steve Clark, do Def Leppard, são adeptos desse modelo.
Como escolher o tipo de guitarra ideal para seu estilo?
Com tantos tipos de guitarra, afinal como escolher a ideal? Simples! Você tem que ver qual delas se encaixa melhor com o seu estilo musical. Como vimos acima, cada uma tem uma pegada e sonoridade que se encaixa em determinados ritmos.
Uma boa dica é seguir o exemplo de seu guitarrista preferido. Se você gosta do som que ele toca, o melhor caminho é escolher o modelo de guitarra usado pelo artista.
Abaixo, respondemos mais algumas questões que irão acabar de vez com suas dúvidas na hora de encontrar a sua guitarra perfeita.
Saiba como afinar guitarra corretamente com nossas dicas.
Perguntas Frequentes
Como saber se a guitarra é boa?
As opções de modelo, já vimos, são muitas. Mas, além do modelo ideal, é preciso escolher a melhor marca. É claro que as Fender e Gibson, criadoras dos principais modelos acima, nunca irão te decepcionar. Mas, para ter uma dessas em casa, é preciso gastar alguns milhares de reais.
Para a guitarra ser boa, ela precisa ser bem construída, com boas madeiras e componentes elétricos de qualidade. Uma opção para quem não pode investir em Fender ou Gibson, é buscar as segundas linhas dessas fabricantes. A Fender oferece boas opções em sua segunda linha, a Squier. E para quem não pode — ou não quer — gastar com uma Gibson, as Epiphones são uma ótima opção em custo-benefício.
Há outras marcas bem mais em conta e que não decepcionam em nada, como a Ibanez, Tagima e Giannini. Na hora da compra online, também observe os comentários de quem já comprou — há informações preciosas ali.
Qual a diferença entre os tipos de guitarras?
São muitas diferenças, desde o formato até o material utilizado na construção. E tudo isso interfere diretamente no timbre e na tocabilidade.
A diferença inicial entre os modelos é se são fabricadas em madeira sólida ou oca (semiacústicas). A partir daí, existem diversos modelos em cada um dos casos — os principais deles estão na lista que apresentamos acima.
Qual a guitarra mais indicada para iniciantes?
Sem dúvida, para quem está começando, a melhor pedida são as guitarras de modelo Stratocaster.
Isso porque são as mais versáteis, com diversas possibilidades de timbre, e as mais confortáveis de tocar — seja pela suavidade do braço, pelo peso ou pelo conforto de seu formato junto ao corpo.
Não à toa, esse é o tipo de guitarra mais popular.
Qual é o melhor tipo de guitarra?
Aqui, a resposta é diferente para cada músico. Para saber qual o melhor tipo de guitarra para você, é preciso ter bem definido o seu estilo musical.
Se você quer a sonoridade mais voltada ao rock clássico, blues e o country, a Telecaster com certeza irá lhe agradar. Mas se quer um pouco mais de peso, com um timbre mais encorpado, uma boa pedida são os modelos Les Paul.
Já guittarras SG têm praticamente a mesma sonoridade das Les Paul, mas possuem com uma pitada a mais de peso. Excelentes para o hard rock.
Mas se quer ainda mais peso, certamente as Flying V serão uma opção muito mais adequada.
Agora, se quer tudo isso e mais um pouco, escolha o modelo Stratocaster. É a guitarra mais versátil e soa bem em qualquer estilo musical.
Mas lembre-se de que, além do timbre, o gosto pessoal em relação ao design varia muito. Com certeza, um dos modelos acima te chamou mais a atenção.
Qual o tipo com o melhor custo-benefício?
Aqui, novamente, aparece ela, a Stratocaster. Por serem as mais populares, as guitarras Strato estão no portfólio de praticamente todas as fabricantes.
Com certeza, você encontrará um modelo Stratocaster de qualidade e com preço bastante acessível.